UB40 actuam a 29 de Junho em Gaia

O Festival Gaia Positive Vibes regressa ao Areinho de Oliveira do Douro nos dias 28 e 29 de Junho para uma segunda edição, que tem já confirmada a actuação dos britânicos UB40, anunciou hoje o vice-presidente da autarquia.

os ub40 sobem ao palco no segundo dia do festival de reggae e world music para “inspirar uma nova geração e relembrar os grandes hits a uma outra”, assinala firmino pereira, em comunicado hoje divulgado.

o grupo de oito amigos formou-se no ano de 1978 em moseley, birmingham, numa fila de segurança social britânica e o nome da banda saiu de um impresso de desemprego: unemployment benefit 40 (benefício de desemprego).

consolidaram a sua credibilidade abordando temas políticos que atraíam uma juventude insatisfeita, rebelde e interessada no movimento ska revivalista.

os seus dois primeiros álbuns “signing off” (1980) e “present arms” (1981) atingem excelentes níveis de vendas e o público cada vez mais se vai identificando com a banda.

em 1993 lançam “labour of love ii” um álbum de versões de reggae que conquista o primeiro lugar no reino unido e entra para os tops americanos, do qual sai o sucesso “red wine” – um dos maiores ex-libris dos ub40.

“com um percurso invejável, os ub40 são sinónimo de sucesso e são também verdadeiras fontes de inspiração, inspirando diferentes gerações ao longo do tempo”, refere o vice-presidente.

o preço dos ingressos varia entre os 18 euros (bilhete diário) e 25 euros (passe dois dias que inclui acesso ao parque de campismo).

lusa/sol