Zuleika!

A Croácia, antigo país da Jugoslávia conhecido pelas suas fantásticas praias, resultado de um litoral extremamente recortado com penínsulas, baías e cerca de mil ilhas – muito ao estilo da Grécia –, é hoje em dia um dos destinos preferidos do party people inglês e italiano.

local escolhido para as melhores festas de verão, os promotores encontram agora no papaya club, já considerado um dos melhores da europa, o local perfeito para ir mais longe. este resort composto por três pistas em cima da praia, onde se vêem os melhores dj do mundo a chegar de helicóptero, é um beach club de referência, com a presença habitual de nomes como armind van dyk, ferry corsten, swedish house mafia ou tiesto. por aqui passam mais de 300 mil pessoas sequiosas de festa, diversão e loucura e há dez anos que assim é, atraindo famosos e jet-set de todo o planeta.

o dj suíço daniel portman parece talhado para revitalizar um estilo adormecido há uns anos, mas que parece recuperar com este talentoso produtor parte do seu esplendor. falo do minimal, que tanto aprecio e que tão boas recordações me traz ! os seus hits teimam em bater todos os tops, como é o caso de ‘something in the air’, ‘out at night’ ou ‘the crowd’, mas foi com o mais recente ‘you’re not alone’ que atingiu o brilhantismo. «it’s late, it’s dark and you’re not alone…!».

l ‘you’re not alone’ (original mix) – daniel portman

l ‘the crowd’ – daniel portman

esta semana decidi aceitar o repto de três amigos e assim fui com o hélder, o johnny e o ilídio em busca das raízes africanas de que tanto me falavam. entre elefantes, macacos e baleias, na estrada ou no mar e após dias bem passados em resorts paradisíacos onde só se chega de helicóptero, decidimos que a noite seria no mais profundo do mundo suburbano. naquelas barraquinhas no meio de um mercado passámos noites inesquecíveis, onde o álcool alterado e as falhas de luz permanentes nada conseguiram apagar. conhecemos dinamarqueses, sul-africanos e até neo-zelandeses, mas foi a postura da dona do bar que mais me chamou a atenção. num mundo de homens bêbados, e ao lado de vendedores de drogas e sonhos, vi uma mulher com personalidade, espírito de liderança e uma visão do negócio tão prática quão competente. é quando menos esperamos que temos as surpresas mais inolvidáveis… é caso para dizer, descobri o fogo e a magia africana através dos olhos da moçambicana zuleika! l