Cavaco prepara deslocação à Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Mendonça, são recebidos hoje, em Lisboa, pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro.

nestas reuniões, deverá ser abordado a possível revisão do plano de ajustamento económico e financeiro da região autónoma da madeira (paef), assinado a 27 de janeiro de 2012 – um plano que limita o investimento público a 150 milhões de euros/ano.

refira-se que, em meados deste mês, depois de questionado sobre as tranches do paef, jardim afirmou: “está tudo em atraso”. tal como em atraso estão verbas da lei de meios (aplicável à recuperação do temporal de 20 de fevereiro de 2010) e que a madeira espera formalizar com o governo da república a prorrogação do prazo de execução até 2015.

a comitiva insular deverá aproveitar ainda a deslocação a lisboa para ‘acertar agulhas’ quanto à visita de cavaco silva à madeira. a visita deverá acontecer ainda este verão, talvez até final de julho, e terá como ponto alto uma viagem até às ilhas selvagens.

a reserva natural das ilhas selvagens é a mais antiga de portugal. foi criada em 1971, e para além do diploma europeu do conselho da europa, atribuído pela primeira vez em 1992, é também um dos 11 sítios da região que compõem a rede natura 2000. em 2002 a madeira chegou a candidatar as selvagens a património mundial da unesco mas um parecer científico desfavorável obrigou a região a retirar a candidatura.

por se situarem a 230 quilómetros da madeira e a apenas 131 quilómetros das canárias, as selvagens têm sido alvo de incursões de espanhóis, na linha divisória da zona económica exclusiva traçada por portugal. há relatos de episódios da ‘invasão’ e ‘ameaças’ de pescadores espanhóis naquela zona, da presença de militares e de voos rasantes da força aérea espanhola, em jeito de desafio à nossa soberania sobre aquele território. ao ponto de, em 2006, as forças armadas portuguesas terem desembarcado no local uma missão de fuzileiros.

em missões de soberania visitaram esta parcela do território, os presidentes da república mário soares (1991) e jorge sampaio (abril de 2003). em maio de 2009, o ex-presidente da assembleia da república, jaime gama também visitou as selvagens.

cavaco silva, a confirmar-se a visita às selvagens, cumpre a ‘tradição’ dos presidentes da república que fazem questão de se deslocar a estas ilhas, no que constitui uma afirmação da soberania portuguesa.

recorde-se que, quando visitou os açores, durante cinco dias, em outubro de 2007, cavaco silva confirmou ter ficado acordado que, “quando fosse apropriado”, visitaria também a madeira.

online@sol.pt