na noite, área em que a sazonalidade se faz sentir de uma forma cada vez mais acentuada, a ‘guerra’ é ainda mais intensa seja em termos de espaços, de programação ou de promoções. constroem-se autênticos exércitos de promotores, imprimem-se milhares de pulseiras, os flyers inundam as praias – ao ponto de ser já desconfortável estender a toalha em algumas estâncias balneares outrora inacessíveis.
como em muitos outros ramos de negócio, estas alturas de crise devem servir para todos nós reflectirmos sobre o que é o negócio nocturno, se faz sentido as coisas serem como estão e se o caminho é este. não pretendo escrever uma qualquer moção programática sobre o tema, apenas trazê-lo ao debate público.
não acredito na viabilidade do negócio tal como ele é, sustentado em ferramentas que outrora eram acessórias. inverteram-se os princípios e as prioridades, arranjam-se promotores de tenra idade como tábua de salvação, muitas vezes, qual carne para canhão, acabam por não ser pagos, vítimas de propostas dúbias e acordos verbais.
a rentabilidade de um espaço nocturno não se pode cingir a três semanas ou a 12 horas semanais. não é comportável deter um imóvel ou arrendá-lo a valores exorbitantes para depois só funcionar nesse período. temos, e devemos, aprender com o que se passa lá fora, reinventarmos os conceitos, sermos diferentes e pró activos. as festas à tarde, os eventos corporativos e a utilização como espaço comercial tornam os investimentos multifuncionais.
é importante deixarmo-nos de invejas bacocas que tantas vezes nos impediram de progredir. hoje em dia o mercado é livre e não podemos agarrar-nos ao passado. se alguém tem uma ideia melhor que a nossa só devemos lutar, investigar e tentar superar com uma alternativa ainda melhor. essa forma de pensamento tem dificultado a vida a projectos que teriam muito a acrescentar, nomeadamente ao turismo do algarve.
com regras devemos potenciar o negócio e criar condições para que os melhores projectos sejam atraídos pelo nosso verão. a seguir virão os turistas que sustentam parte da nossa economia…
modernizar e evoluir acompanhando as novas tendências é estar na linha da frente!
sugestões da semana:
l doin’ it right (original mix) – daft punk
l unstoppable (tube & berger remix) – rashid ajami & jerome robins l