A Sazonalidade na noite

Portugal caminha a passos largos para o Verão. Depois de um Inverno rigoroso (apelidado pelos mais criativos de Inverno Gaspar), que em nada ajudou ao já de si depauperado estado de espírito dos portugueses, nascem finalmente os primeiros raios de sol e com eles renascem os sorrisos e renovam-se projectos.

na noite, área em que a sazonalidade se faz sentir de uma forma cada vez mais acentuada, a ‘guerra’ é ainda mais intensa seja em termos de espaços, de programação ou de promoções. constroem-se autênticos exércitos de promotores, imprimem-se milhares de pulseiras, os flyers inundam as praias – ao ponto de ser já desconfortável estender a toalha em algumas estâncias balneares outrora inacessíveis.

como em muitos outros ramos de negócio, estas alturas de crise devem servir para todos nós reflectirmos sobre o que é o negócio nocturno, se faz sentido as coisas serem como estão e se o caminho é este. não pretendo escrever uma qualquer moção programática sobre o tema, apenas trazê-lo ao debate público.

não acredito na viabilidade do negócio tal como ele é, sustentado em ferramentas que outrora eram acessórias. inverteram-se os princípios e as prioridades, arranjam-se promotores de tenra idade como tábua de salvação, muitas vezes, qual carne para canhão, acabam por não ser pagos, vítimas de propostas dúbias e acordos verbais.

a rentabilidade de um espaço nocturno não se pode cingir a três semanas ou a 12 horas semanais. não é comportável deter um imóvel ou arrendá-lo a valores exorbitantes para depois só funcionar nesse período. temos, e devemos, aprender com o que se passa lá fora, reinventarmos os conceitos, sermos diferentes e pró activos. as festas à tarde, os eventos corporativos e a utilização como espaço comercial tornam os investimentos multifuncionais.

é importante deixarmo-nos de invejas bacocas que tantas vezes nos impediram de progredir. hoje em dia o mercado é livre e não podemos agarrar-nos ao passado. se alguém tem uma ideia melhor que a nossa só devemos lutar, investigar e tentar superar com uma alternativa ainda melhor. essa forma de pensamento tem dificultado a vida a projectos que teriam muito a acrescentar, nomeadamente ao turismo do algarve.

com regras devemos potenciar o negócio e criar condições para que os melhores projectos sejam atraídos pelo nosso verão. a seguir virão os turistas que sustentam parte da nossa economia…

modernizar e evoluir acompanhando as novas tendências é estar na linha da frente!

sugestões da semana:

l doin’ it right (original mix) – daft punk

l unstoppable (tube & berger remix) – rashid ajami & jerome robins l