os dados foram confirmados há momentos, por pedro cossa – porta-voz do comando geral da polícia de moçambique.
os atacantes – presumivelmente guerrilheiros da renamo – realizaram o ataque no distrito de machanga, cerca de 1000 km a norte de maputo.
segundo cossa, os camiões foram incendiados tendo sido mortos o motorista e o ajudante de um dos veículos. os assaltantes tentaram ainda incendiar um autocarro de passageiros mas – ‘graças à perícia do condutor, todos os passageiros saíram ilesos e o ataque foi frustrado”.
cossa não tem dúvidas em atribuir a autoria dos ataques a elementos da renamo, baseando-se ‘nas investigações levadas a cabo pelas forças de segurança’ .
recorde-se que a renamo tinha ameaçado na última quarta-feira interditar todo o tráfego rodoviário precisamente na zona onde se desencadeou o ataque desta madrugada.
terão sido as ameaças proferidas por jerónimo malagueta – e constantes no documento que a renamo entregou à imprensa – que justificaram a sua detenção, por incitamento à violência.
em reacção à prisão de malagueta, raíl khan – membro sénior do partido – considera a prisão do chefe de informação do seu partido como ‘um rapto’ e afirma que ele ‘será resgatado’.
recorde-se que jorge malagueta tem a patente de brigadeiro.
no encontro que manteve com a imprensa, pedro cossa informou ainda que foi recuperado parte do material de guerra que havia sido roubado, segunda-feira passada, no paiol militar de save, em sofala, sem precisar quantidades nem o local onde se registou a apreensão.
a frelimo convocou para o próximo sábado, em maputo, uma manifestação de ‘repúdio pelos ataques da renamo’.