Avatar de Vítor Gonçalves

Vítor Gonçalves


  • Vão chover amores em Portugal

    Mia Couto deixa um apelo aos portugueses para que não deixem de ver a peça Chovem Amores na Rua do Matador.

    Vão chover amores em Portugal

  • Demita-se a História!

    Querer imputar aos séculos passados os nossos costumes, ética ou conhecimentos é apenas um disparate como outro qualquer. Pretender julgar os mortos, por terem sido homens do seu tempo, é arrogantemente bizantino.

    Demita-se a História!

  • Moçambique. Na Beira do inferno

    A prioridade, agora, é cuidar dos vivos, mas a tragédia ainda não tem fim nem dimensão anunciaa. Largas centenas de corpos ficaram a boiar nos territórios afetados poderão ser devorados por crocodilos e doenças como a cólera, tifo e malária já espreitam.

    Moçambique. Na Beira do inferno

  • Nyusi e Frelimo são os vencedores da eleições em Moçambique

    A Comissão Nacional de Eleições acaba de anunciar os resultados oficiais das V Eleições Gerais em Moçambique.

    Nyusi e Frelimo são os vencedores da eleições em Moçambique

  • Três jornalistas da Al-Jazeera estão detidos no Cairo

    Quatro jornalistas da cadeia de televisão Al-Jazeera, do Qatar, foram detidos no Cairo, no domingo à noite, no momento em que entrevistavam elementos da Irmandade Muçulmana, organização declarada terrorista pelas autoridades egípcias. Apenas um deles, o operador de câmara canadiano Mohamed Fawzyv, foi libertado.


  • ‘Sinais de recuperação são cada vez mais consistentes’

    Pires de Lima visitou Angola e Moçambique na semana passada. Em Maputo, concedeu ao SOL a primeira entrevista desde que é ministro. A privatização da TAP só avança quando o Governo “estiver totalmente convencido de que a operação pode ser bem sucedida”.


  • Governo pára venda da TAP e pressiona UE

    O Governo resolveu congelar o processo de privatização da TAP – depois de ter chegado a prever a abertura do concurso até ao final de Julho.


  • Aumenta a tensão em Moçambique

    Homens armados atacaram esta madrugada dois camiões e um autocarro de passageiros, no distrito de Machanga, província de Sofala, na zona centro de Moçambique. Do ataque resultaram dois mortos e cinco feridos. Jerónimo Malagueta, chefe do departamento de Informação da Renamo, está detido.


  • Renamo ameaça cortar Moçambique ao meio

    A Renamo anunciou hoje, através de Jerónimo Malagueta – chefe do departamento de Informação – que vai bloquear a partir de amanhã toda a circulação ferroviária e rodoviária no centro do país.


  • Mia Couto: ‘Escrevo para acalmar os fantasmas’

    Humilde, quase não entende por que recebe prémios, mas no início do ano recebeu mais um: o Prémio Eduardo Lourenço. Admite ser caótico no que toca ao método de trabalho e cada vez que parte para um novo livro sente os mesmos medos com que iniciou a primeira obra. A família é a primeira leitora,…