Portugal tem dos preços mais baixos em telecomunicações

Os esforços da Anacom (entidade que reguladora das comunicações) na redução de preços das tarifas de terminação das chamadas telefónicas em redes móveis e fixas chegaram a bom porto. Um estudo do BEREC (organismo que reúne os reguladores das comunicações dos países da União Europeia) indica que Portugal tem dos valores mais baixos da Europa…

segundo o documento divulgado ontem, portugal tem o quinto preço mais baixo nas tarifas de terminação das chamadas em redes móveis dos 34 países europeus que figuram no estudo, com valores na ordem dos 1,27 cêntimos de euro por minuto. este montante diz respeito à taxa que os operadores cobram entre si por cada chamada que os clientes fazem para redes diferentes. de referir que o preço acima mencionado é metade da média praticada pelos países em análise.

em jeito de comparação, os preços mais baixos nas tarifas de terminação das chamadas móveis encontram-se em frança (0,84 cêntimos), seguindo-se a dinamarca (1,07), a bélgica (1,18) e a grécia (1,27). o valor mais caro é praticado no luxemburgo (8,55 cêntimos). a média dos países analisados é de 2,58 cêntimos.

fonte oficial da anacom, olha para estes valores com a sensação de missão cumprida: «significa que temos tarifas de terminação mais competitivas, abrindo espaço para a redução de preços no consumidor final».

a mesma fonte lembra que «no móvel a última descida já está num valor muito baixo, se bem que o objectivo da comissão europeia seja que eles se aproximem do zero». em portugal, a última redução destes valores aconteceu no último dia de 2012.

fixo desce em outubro

segundo a anacom, estes valores não são um fim e há espaço para baixar ainda mais os custos. «no fixo vamos agora ter novas reduções em outubro na ordem dos 80%», avança, salientando que com isto «abre-se caminho a que os preços de retalho venham a ser mais competitivos».

o estudo, que agora é divulgado, indica que nas tarifas de terminação das redes fixas, portugal situa-se abaixo da média europeia na ordem dos 15% a 24%.

no que diz respeito aos valores das mensagens de texto, o mesmo estudo focou-se na análise de 26 países europeus, tendo portugal ficado em oitavo lugar, com uma tarifa de terminação de 1,78 cêntimos, enquanto que, a média simples dos preços é de 2,87 cêntimos e a média ponderada é de 2,73 cêntimos. a bélgica, a holanda e a suíça estão entre os países com as mensagens de texto mais caras.

o mesmo estudo do berec mostra que no total existem em portugal 16,8 milhões de cartões de telefone emitidos, dos quais 7, 4 milhões pertencem à tmn, 6,5 milhões à vodafone e 2,4 milhões à optimus. estes resultados fazem com que a tmn tenha uma quota de mercado de 44,48%, a vodafone cerca de 38%e a optimus quase 15%.

joana.barros@sol.pt