David Justino não sai de Belém

David Justino, que será amanhã eleito presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), não abandona o cargo de consultor do Presidente da República.

o ex-ministro da educação de durão barroso, que participou como observador nas negociações entre psd, ps e cds, vai acumular as duas funções, confirmou o próprio ao sol. deixará, no entanto, de ser remunerado pelo cargo de consultor da presidência da república.

justino está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de educação, numa audição prévia e obrigatória à sua eleição. o seu nome conta com o apoio do psd, cds e ps. na sua intervenção inicial, o sociólogo e professor universitário afirmou querer reforçar a “autonomia” do cne.

durante a audição, o ps questionou directamente justino sobre se ia ou não sair de belém. na resposta, o ex-ministro revelou ter já conversado com cavaco sobre o assunto, esclarecendo que a sua “intenção” é “manter-se” em belém ” sem qualquer vencimento”. “prefiro assumir que sempre que o presidente precise da minha colaboração estou disponível para a dar, do que estar a dá-la sem o assumir”, disse.

helena.pereira@sol.pt