Exposições a não perder até ao final do ano

Aos 41 anos, Sou Fujimoto é considerado por muitos como o futuro da arquitectura japonesa. As suas casas desconcertantes falam do século XXI e do que é viver na floresta de Tóquio – Fujimoto acredita que “a arquitectura do futuro seja como uma floresta onde todo um conjunto de coisas verdadeiramente diversas coexiste e está…

patente na garagem sul do centro cultural de belém de 10 de setembro a 17 de novembro, esta será também a primeira mostra monográfica do japonês na europa e reúne textos, maquetas e fotografias que ilustram a visão criativa do espaço de sou fujimoto. no total são cerca de 120 maquetas, projectos, objectos, materiais e filmes.

o designer de moda felipe oliveira baptista é outro dos criadores que vêm a lisboa exibir o seu processo criativo, com uma exposição retrospectiva dos seus dez anos de carreira no museu da moda e do design. patente de 17 de outubro a 16 de fevereiro de 2014, a mostra está concebida como uma instalação e apresenta cerca de 130 coordenados, sublinhando as características que distinguem o criador português radicado em paris no actual contexto da moda e que o fizeram ser reconhecido, em 2002, com o grand prix de hyères.

a celebrar os seus 20 anos de existência, a culturgest inaugura a 12 de outubro uma exposição, com curadoria de bruno marchand, onde revela os núcleos mais significativos da colecção de arte iniciada pela caixa geral de depósitos em 1983 e onde se contam mais de 1.700 peças de artistas portugueses, brasileiros e africanos de expressão portuguesa.

alexandra.ho@sol.pt