Avatar de Alexandra Ho

Alexandra Ho


  • Sabe quais são os filmes nacionais mais vistos de sempre?

    Durante dez anos, o pódio no ranking de filmes portugueses mais vistos de sempre pertenceu a “O Crime do Padre Amaro”, a longa-metragem de 2005 de Carlos Coelho da Silva, protagonizado por Soraia Chaves e Jorge Corrula. O filme baseado na obra de Eça de Queirós foi visto por 380 671 espectadores, mas segundo dado da…

    Sabe quais são os filmes nacionais mais vistos de sempre?


  • Dez concertos a não perder no MexeFest

    A rotina já se instalou. Último fim de semana de novembro significa viver intensamente a música na zona da Avenida da Liberdade, em Lisboa, com o Vodafone MexeFest. Entre hoje e amanhã são apresentados mais de 50 concertos, o que dificulta sempre a escolha sobre que concertos não se podem perder. Deixamos aqui dez sugestões,…

    Dez concertos a não perder no MexeFest

  • Benjamin Clementine: ‘Estava tão perdido que ou escrevia canções ou suicidava-me’

    O telefonema já tinha ultrapassado há alguns minutos o tempo combinado quando Benjamin Clementine nos brinda com esta pérola: “Ainda sou um vagabundo. Agora só um pouco mais rico – e não falo só de dinheiro, mas de vivências também -, e já consigo tomar banho e lavar os dentes todos os dias”. Pérola porquê?…


  • Benjamin Clementine vence Mercury Prize

    Benjamin Clementine é o vencedor deste ano do Mercury Prize, um dos mais importantes prémios de música do Reino Unido. O músico – que lançou antes do verão o seu disco de estreia, “At Least For Now” – tem agendada para Portugal uma pequena digressão na próxima semana, que começa já no domingo, no Theatro Circo…

    Benjamin Clementine vence Mercury Prize

  • João Salaviza: ‘Acabo sempre por filmar manifestações de solidão’

    ​Assim que entramos no Salão Ideal, no Chiado, ponto de encontro para a entrevista, João Salaviza diz-nos que prefere sentar-se num dos cantos. Escolhemos o ângulo mais discreto e, minutos depois, a opção já estaria esquecida se o realizador não nos desse uma desculpa – enquanto falava de David Mourato, protagonista de ‘Montanha’ – para recuperar…



  • A euforia dos 20

    Durante dois anos Paulo Ribeiro subiu várias vezes ao palco com um solo. Um solo “denso, solitário, muito agarrado às tripas”. Não se apresentava assim desde o longínquo 1991 (quando estreou Modo de Utilização), mas o regresso à cena ‘tão despido’, mais de 20 anos depois, com Sem um Tu não pode haver um Eu…

    A euforia dos 20

  • Força presente

    Trabalhar a memória. Tal como Tiago Rodrigues em 2010, Clara Andermatt em 2011, Mónica Calle em 2013, João Galante e Ana Borralho em 2013 e Jorge Andrade (Mala Voadora) e Tim Etchells no ano passado, quando recebeu o convite para coreografar a Companhia Maior, Filipa Francisco decidiu criar um espetáculo sobre a memória. A idade…

    Força presente

  • Lenine agasalhado de palavras

    Há pessoas que cativam logo pelo seu talento imensurável. Há outras que, mesmo não sendo demasiado afortunadas na aptidão artística, emanam um charme qualquer que nos leva até elas. O músico brasileiro Lenine tem isso tudo e muito mais. E até numa chamada transatlântica, com alguns problemas técnicos a prejudicarem a comunicação, é impossível ficar-se…

    Lenine agasalhado de palavras