centrado nos dois últimos anos da vida da princesa, o filme retrata a história de amor entre diana e o médico hasnat khan. porém, em entrevista ao daily mail, khan considerou a produção “uma mentira completa”, acusando-a de ser “baseada em hipóteses e fofocas”. à margem destes comentários está naomi watts, que veste a pele de diana. segundo os poucos jornalistas britânicos que já viram o filme, a actriz tem um desempenho convincente e até já há quem aposte na sua nomeação para o óscar de melhor actriz. em portugal o filme estreia a 26 de setembro.
antes de diana, as atenções recaem sobre woddy allen e o seu blue jasmine, nas salas a 12 de setembro. apontado como o regresso do realizador à sua melhor filmografia, a obra tem cate blanchett no papel principal e conta a história de uma nova-iorquina que procura restabelecer a sua vida depois de um processo de divórcio atribulado.
uma semana depois, a 19 de setembro, chega por detrás do candelabro, de steven soderbergh. o filme não conseguiu distribuição nos eua por ser ‘demasiado gay’, mas a estação hbo resgatou-o e a participação em cannes deu-lhe o prestígio que precisava para estrear na europa. like someone in love, do realizador iraniano abbas kiarostami, é outro dos destaques de setembro. o filme, falado em japonês, fez parte da selecção oficial de cannes 2012 e recebeu críticas muito positivas.
a 11 de novembro estreia o conselheiro, de ridley scott. com um elenco de luxo – michael fassbender, brad pitt, javier bardem, penélope cruz e cameron diaz –, conta a história de um advogado que se envolve numa rede de tráfico de drogas e tenta escapar aos perigos do submundo do crime.
the grandmaster, do cineasta chinês wong kar-wai, e inside llewyn davis, dos irmãos joel e ethan coen, são outros dos filmes mais aguardados do ano.
the grandmaster, com estreia agendada para 12 de dezembro, é o retrato de um dos maiores mestres em artes marciais da história, ip man, o homem que treinou bruce lee e que tinha como lema: “nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé”. já inside llewyn davis, nos cinemas a 19 de dezembro, conta a história de um talentoso cantor e guitarrista que vive em nova iorque nos anos 60, mas que não consegue obter sucesso com a sua música.