O que eu bebo à noite

As bebidas, como não poderia deixar de ser, são um dos temas centrais do negócio noite. Já todos sabem disto, como sabem também as respectivas alterações que provocam no comportamento de cada um. Aquilo que poucos sabem são as tendências de mercado. Quem bebe o quê?

a moda do gin, por exemplo, é um fenómeno no nosso país que, ao contrário do que se possa pensar, só tem paralelo em espanha e em alguns países lusófonos. bares desta bebida destilada à base de cereais e zimbro proliferam e surgem agora sabores para todos os gostos! os espanhóis nordés ou mare e o londrino bulldog são os que mais me cativam.

mas a bebida que maior crescimento teve em todo o mundo no último ano foi o whisky. com a abertura de novos grandes mercados, como a china e a rússia, esta é agora a bebida de larga escala, sendo que o scotch mais vendido é o johnny walker red label. segundo se diz, a linha green label viu toda a produção comprada por este enorme país asiático. nos irlandeses, o mais vendido no país continua a ser o john powers, mas o mais consumido fora é o jameson. este continua a ser o meu preferido.

a bebida alcoólica mais bebida em todo o mundo é, porém, a cerveja! as duas mais vendidas são ambas chinesas: a snow beer e a tsingtao aproveitam o facto de trabalharem para um mercado que representa 1/7 da população mundial, embora as brasileiras skol e brahma estejam cada vez mais consistentes. em portugal, a super bock a norte e a sagres a sul merecem destaque, sendo que a heineken, com um trabalho diferenciador, tem demonstrado um crescimento interessante! em moçambique, a 2m merece a confiança da maioria.

na vodka, a mais requisitada é a smirnoff, mas na rússia a stolichnaya e a imperia recolhem as preferências. é uma bebida em ascensão em muitos países, sobretudo devido a marcas premium como a belvedere, a ciroq ou a grey goose, a minha escolha!

no champanhe, a moët & chandon destaca-se nas vendas, mas a nova aposta da mumm tem vindo a conquistar seguidores. dom pérignon e cristal – bem como a ace of spades, forte no mercado angolano – são as marcas aspiracionais que fazem as delícias de quem tem a bolsa mais recheada.

dentro das bebidas mais consumidas falta apenas o vinho, ao qual recentemente dediquei um artigo. aproveite os diferentes sabores, aprecie o que têm de melhor e divirta-se. mas já sabe: estar na linha da frente é beber com moderação! l

sugestões:

l see right through (original mix) – tensnake

l the rift valley – lee van dowsky