a referência ao novo gabinete do vice-primeiro-ministro, paulo portas, nem sequer existe, sendo que portas já assinou 13 despachos de nomeação e os seus secretários de estado, miguel morais leitão e vânia dias da silva, quatro, cada um, de acordo com o diário da república (dre). os gabinetes dos ministros da segurança social, mota soares, e da agricultura, assunção cristas, por seu lado, permanecem iguais ao que eram antes da última remodelação, no início de julho.
o ministro do ambiente e energia, jorge moreira da silva, também não aparece nessa lista, embora, pela consulta do dre, já tenha nomeado dois adjuntos.
em contraponto, os novos ministros das finanças e dos negócios estrangeiros já actualizaram os seus colaboradores. albuquerque tem quatro adjuntos e oito técnicos especialistas, e machete cinco adjuntos e três técnicos especialistas.
o gabinete de poiares maduro, que coordena o site, reconhece que “ainda não constam todas as nomeações”, mas “conta fazer essa actualização no mais breve espaço de tempo”. e acrescenta que “actualiza a lista de nomeações conforme vai recebendo os dados dos diferentes ministérios».