Negócios: Portugal seduz Rússia

Portugal vai apresentar-se numa feira em Moscovo, em Abril de 2014, com o melhor que tem em diversas áreas de negócio. O objectivo é aproximar empresas portuguesas e russas.

o imobiliário, a construção, a arquitectura, o design, os produtos tradicionais portugueses, os vinhos, os queijos, a charcutaria, a cerâmica, a cortiça, a indústria têxtil, o calçado, as frutas e legumes, os serviços especializados, o software e a tecnologia são alguns dos muitos produtos portugueses que vão a moscovo entre os dias 1 e 3 de abril de 2014, para cativar e impressionar os russos.

a feira portugal invest, que irá decorrer no expocentre da capital russa, terá como principal objectivo a aproximação entre empresas portuguesas e russas, visando investimentos, exportações e parcerias.

“a portugal invest decorrerá no principal centro de exposições e congressos da rússia, localizado no centro financeiro de moscovo, em simultâneo com a mosbuild, a quinta maior feira de construção a nível mundial. isso trará certamente visitantes e empresários com muito potencial de negócios”, refere guilherme grossman, director da consultan, empresa de consultoria de imobiliário e organizadora da feira portugal invest.

o responsável adianta ainda que este evento será de grande relevância para portugal e para o mercado russo e, nesse sentido, para assegurar a presença de um número significativo de empresários e investidores russos, vai ser desenvolvida uma forte campanha de divulgação que incluirá um destaque no site da expocentre, assessoria de imprensa, portais de internet dedicados aos negócios, e anúncios em rádios locais e nos jornais de grande circulação.

guilherme grossman revela que se pretende, com esta feira de abril do próximo ano, mostrar o que portugal tem de melhor. “queremos divulgar o país na rússia, ajudar as empresas portuguesas a exportar para este mercado e, certamente, dinamizar o mercado imobiliário entre a rússia e portugal, onde o grande destaque da feira será um grande stand imobiliário”, diz o responsável.

guia de portugal com 16 páginas

explica ainda que foi estabelecida uma parceria com o jornal kommersant, principal diário económico da rússia, com uma tiragem de 65.000 exemplares e uma forte incidência na classe política e económica russa. o kommersant será um dos media partners principais do evento, estando previsto a inserção de alguns anúncios nas semanas anteriores, para além da publicação de um guia de portugal com 16 páginas, editado pelo próprio jornal, alguns dias antes da feira.

o director da consultan revela também que estão a trabalhar em parceria com o aicep de moscovo e com a embaixada de portugal: “o embaixador está muito envolvido neste projecto e está a ajudar no convite a empresários russos com interesse em investir em portugal”.

irá ser oferecido igualmente um serviço de ajuda aos expositores que desejarem apoio jurídico no local. para isso a consultan estabeleceu uma parceria com a sociedade de advogados espanhola martínez-echevarría, que possui escritórios em portugal e em moscovo.

o maior país com maior área geográfica do mundo

a rússia é o país com o maior território do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre, mais de 17 milhões de quilómetros quadrados (a título de exemplo, portugal tem 90 mil km2), é também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. em termos de recursos naturais, possui a maior reserva de gás natural do mundo, a segunda de carvão e a oitava de petróleo.

com um pib de 1,48 biliões de euros e um crescimento que tem sido constante na casa dos 7% desde o ano 2000, apesar da actual crise global, a rússia deverá manter este ano a sua rota de crescimento, com uma estimativa de aumento de 1,8%, contra uma quebra de 0,6% na zona euro.

segundo o banco mundial, em 2012 o país ultrapassou todas as nações da europa ocidental, inclusivamente a alemanha, cujo pib é o sexto do mundo.

rússia importou 182 milhões de euros de portugal em 2012

a rússia é também o terceiro maior parceiro comercial da ue, atrás dos estados unidos e da china. no último ano, 7% das exportações europeias tiveram a rússia como destino. dos 27 países, a alemanha é o maior exportador e também a nação que mais importa. em 2012, as exportações da ue para a rússia ascenderam a um novo máximo de 123 mil milhões de euros.

quanto a portugal representa apenas 0,15% das importações russas. em 2012, foram exportados bens no valor de 182 milhões de euros para lá.

piedadepedro@gmail.com