Salão Imobiliário de Portugal espera 40 mil visitantes

A edição deste ano do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) arranca esta quarta-feira, na FIL, em Lisboa, e decorre até domingo, dia 13. São esperados mais de 40 mil visitantes para a 16.ª edição do SIL, o maior evento de imobiliário do país. E nem as dificuldades que o sector atravessa fazem esmorecer a equipa…

sandra bértolo fragoso, gestora do sil, em entrevista ao sol, explicou que este ano a realização da feira é mais importante do que nunca. “o sil é sempre uma mais-valia para o sector e em especial para as empresas que participam no evento, porque poderão realizar negócios apresentando o seu portfólio de imóveis, produtos e soluções”, afirmou.

a responsável adianta que este é o evento nacional de referência para o sector imobiliário, reunindo investidores nacionais e internacionais, empresários, técnicos, organismos públicos e o consumidor final, assumindo-se como uma plataforma dinamizadora de negócios.

esta edição do sil, através da exposição, das conferências e de outras actividades complementares, dará especial enfoque às soluções de reabilitação urbana e ao arrendamento, como factores de fortalecimento do sector imobiliário e da construção em portugal.

mais uma vez, o salão conta com a presença das empresas líderes no mercado nacional. “o nosso esforço no sentido de corresponder aos desafios actuais consubstancia-se em dois pilares: a reabilitação e o arrendamento a nível nacional e a internacionalização do sector”, explica sandra fragoso.

ligação à lusofonia e ao oriente

numa perspectiva de internacionalização, a gestora destaca a ligação com os países da cplp e com a china, com o objectivo de captar investimento e internacionalizar o sector junto destas economias em crescimento. no âmbito do sil, decorre a reunião dos representantes dos países da cimlop – confederação da construção e do imobiliário de língua oficial portuguesa.

estão agendadas visitas de profissionais do imobiliário de países da cplp – angola, moçambique, brasil, cabo verde, s. tomé e príncipe e timor leste – bem como da china, reino unido e frança. os países lusófonos estarão representados no ‘meeting point cplp’. e a china participa pela primeira vez no salão, salientando-se a relação da aip com a câmara de comércio e indústria luso-chinesa e com o ipim – instituto da promoção do comércio e investimento de macau.

“o sil 2013 reflecte assim a estratégia levar as empresas portuguesas aos mercados internacionais altamente promissores e de captar o interesse dos investidores internacionais, promovendo a sua visita ao salão”, refere a gestora.

bolsa de arrendamento e leilões para o público

a bolsa de arrendamento e os leilões mantêm-se como factores dinamizadores do evento, captando sobretudo o interesse do público. estarão disponíveis imóveis de norte a sul do país, com oferta diversificada e preços competitivos. os leilões realizam-se no fim-de-semana e são organizados pela caixa geral de depósitos, patrocinadora oficial do sil.

“este ano temos acções muito concretas no âmbito da semana do investimento e da reabilitação urbana, na qual levaremos os investidores estrangeiros a visitar projectos reabilitados bem como a projectos por reabilitar. nesta actividade, contamos com o apoio da câmara municipal de lisboa e do instituto de habitação e reabilitação urbana”, revela ainda sandra fragoso.

outra das novidades do sil 2013 é a realização de uma hasta pública, organizada pela direcção geral do tesouro e finanças, que decorre no domingo, dia 13 de outubro, pelas 17h. os imóveis, para habitação, são principalmente da grande lisboa, com valores entre 25.000 e 157.000 euros.

sandra fragoso destaca ainda os prémios sil do imobiliário, outro momento alto, que são entregados no primeiro dia do evento. os projectos vencedores ficam em exposição no sil. vai ser atribuído também, pela primeira vez, o prémio carreira arquitecto sil 2013. e os órgãos sociais da cimlop, cuja presidência continua a ser de luís lima, tomam posse durante o sil.

“importa também referir que o sil se insere num vasto conjunto de eventos em simultâneo na fil, nomeadamente a intercasa concept, o lisboa design show, a autocasião premium e o vintage festival”, conclui a responsável.

piedadepedro@gmail.com