‘Biblioteca’ de pedras em Braga

Em época de crise, continuam a surgir casos de empreendorismo em Portugal. É o caso do Mercado da Pedra, uma empresa bracarense especializada na transformação e comércio de rochas ornamentais, que abriu sexta-feira um showroom exclusivo, em Braga, numa parceria com a marca italiana Antolini, líder mundial em pedras exóticas.

com um investimento de dois milhões de euros, a empresa portuguesa aposta, além desta associação com a conceituada empresa de verona, num produto e num conceito inovadores no mundo das pedras ornamentais. a par do novo espaço stageone, a cooperação estratégica incluirá acções de co-branding criativo e traduz-se no maior catálogo de pedras naturais em portugal, complementado por um serviço full detail.

porém, a cooperação estratégica com a empresa antolini, segundo paulo castro, ceo do mercado da pedra, não surge como uma resposta à crise económica nacional, mas sim com a ambição de complementar a oferta de produtos do mercado da pedra. “trata-se de um investimento de futuro e expansão, um marco evolutivo importante, uma aposta em contraciclo, que ambiciona a subida na cadeia de valor, incorporando na nossa oferta um catálogo de produtos de luxo, bem como desenvolvendo a capacidade de resposta da empresa”, adianta.

paulo castro admite também que esta parceria permite adicionar ao mercado da pedra o segmento de luxo, que não trabalhava até agora. “e como em portugal o mercado de luxo é reduzido, a nossa aposta abrange os mercados lusófonos, nomeadamente o angolano e também o francês”, esclarece.

para o responsável o mercado da pedra diferencia-se desde logo, pela oferta de produtos que disponibiliza e pela inovação introduzida no espaço de exposição. o showroom de 2000m2 de pedra exótica é também o único espaço ibérico do género. “um espaço que intitulamos de stone library, onde o cliente tem à disposição 200 pedras, organizadas por cores. com diferentes formatos, acabamentos e famílias, é possível encontrar as raras pedras azuis, bem como as verdes, vermelhas, cinzentas, pretas e amarelas”, explica.

foco no aconselhamento e na personalização

cada uma das pedras da stone library (biblioteca de pedras) pode ser visualizada em tamanho de chapa. desta forma, facilita o processo de selecção e encomenda, uma vez que estas estão efectivamente em stock.

a isto adiciona-se um serviço full detail, isto é, equipas altamente especializadas asseguram um serviço diferenciado e completo: consultoria criativa, aconselhamento técnico, verificação e medição em obra, simulação 3d, aplicação e monitorização por especialistas em assentamento e ainda elementos adicionais de decoração.

o stageone inclui 14 boxes em pedra natural com assinatura portuguesa. trata-se do resultado de um conjunto de parcerias com gabinetes de arquitectura, profissionais da área e designers nacionais, que foram desafiados pelo mercado da pedra a criar espaços de autor na sua nova galeria. aqui se incluem os nomes alves/gonçalves, carvalho araújo, central arquitectos, correia/ragazzi arquitectos, menina design (boca do lobo), mventura & associados, nuno graça moura, pilar paiva de sousa, promontório, serôdio, furtado arquitectos, sete por sete interiores, vilaça interiores e vítor vitorino. na mesma lógica de consórcio criativo, serão desenvolvidos trabalhos com escolas de arquitectura e design.

o mercado da pedra tem o seu produto em países como angola e frança de forma indirecta, fornecendo as empresas de construção suas clientes. o seu core business é a transformação e comercialização de pedra, não é uma empresa vocacionada para a exportação da pedra nacional. “no entanto, um dos principais objectivos da parceria com a antolini é, precisamente, a exportação das suas colecções. admitimos que, a médio prazo, estaremos a exportar os nossos produtos para os mercados angolano e francês”, conclui paulo castro.

piedadepedro@gmail.com