“o secretário de defesa deve certificar os comités de defesa do congresso antes de qualquer acção sobre o realinhamento das forças na base aérea das lajes, nos açores, cuja acção encontra suporte no relatório de avaliação das infra-estruturas europeias”, informa o acordo.
o relatório mencionado está a ser conduzido desde o início do ano e deve ser divulgado na primavera do próximo ano.
“essa certificação deve incluir uma avaliação específica da base das lajes, nos açores, no apoio às forças norte-americanas além-mar”, conclui o texto.
o projecto-lei tem agora de ser agora aprovado na câmara dos representantes e no senado, onde na terça-feira foi anunciado um acordo orçamental entre os partidos democrata e republicano para viabilizar o orçamento federal e evitar nova paralisia dos serviços.
“como há um acordo entre os dois partidos, o orçamento deve seguir de imediato para votação”, explicou à agência lusa o presidente da national organization of portuguese americans (nopa), francisco semião, o que significa que a questão das lajes terá de esperar.
o acordo de terça-feira foi anunciado à imprensa pela senadora democrata patty murray e o congressista republicano paul ryan.
antes deste acordo, os norte-americanos previam uma redução do seu contingente das lajes em mais de 400 militares e 500 familiares com efeitos em 2014.
lusa/sol
