estes dados constam do estudo ‘brand finance nation brands’, divulgado esta semana, que avalia o valor das ‘marcas país’, sendo desenvolvido pela brand finance. o relatório completo sobre as marcas/nações líderes a nível global apresenta uma análise do impacto que a reputação e a imagem de um país têm sobre os consumidores e investidores estrangeiros.
na metodologia em que assenta o estudo (universo de 120 nações analisadas), um dos factores que calibra o valor da marca é o seu índice de força ou ‘brand strength index’ (bsi). e o bsi é determinado tendo em conta quatro segmentos: investimento directo estrangeiro (ide), turismo, talento, e bens e serviços. para cada um deles há uma pontuação (1 a 100). esta pontuação é obtida, por sua vez, analisando um conjunto de factores, confrontados em relação aos outros países.
estados unidos são a nação mais valiosa do mundo
a nação mais valiosa do mundo em 2013 volta a ser os estados unidos da américa, seguida da china, da alemanha, do reino unido e do japão. frança, canadá, brasil, índia e austrália fecham o top.
nesta lista as posições mantiveram-se praticamente inalteradas relativamente a 2012, apenas o reino unido ultrapassou o japão; e austrália entrou para o lugar ocupado em 2012 pela itália.
espanha foi uma das nações que mais caíram num ano, passando do 13.º para o 18.º lugar da tabela. e portugal, apesar do seu 51.º conseguiu subir dois lugares. em 2012, portugal tinha caído da posição 37.º para a 53.º.
a suíça conquistou a marca de nação mais forte do mundo no ‘índice de força da marca’ (bsi), com uma pontuação de 76. o país também subiu um lugar para se tornar a 14.ª marca mais valiosa do mundo.
no ‘turismo’ a grande vencedora foi a tailândia, seguida da malásia e da áustria. já os países que mais subiram neste top foram o sri lanka, o camboja e a tailândia, seguidos de portugal.
na categoria de ‘bens e serviços’, os estados unidos venceram, mas a alemanha adicionou quatro pontos para a sua pontuação já impressionante neste segmento.
no ‘investimento’, as filipinas e os emirados árabes unidos lideraram, enquanto singapura continua a ser a nação do mundo mais favorável nessa categoria. os emirados árabes unidos têm como objectivo fazer do dubai a cidade anfitriã da expo 2020, e a pesquisa da brand finance sugere que o sucesso poderia aumentar o valor da marca nação para oito biliões de dólares.
na categoria ‘pessoas e competências’, os emirados árabes unidos parecem estar em crescendo, com mais ganhos este ano do que qualquer outra nação. finalmente em ‘talento’, a suíça mantém a sua posição no topo do ranking. teve um aumento de 2 pontos, que é parcialmente responsável pela manutenção do país como marca global mais forte de 2013.