tendo em conta a argumentação dos 13 juízes, fecham-se mais alguns caminhos ao ajustamento orçamental futuro. mas não todos.
hoje mesmo, uma colunista do dn, fernanda câncio, recorda uma proposta de alguns deputados (e reputados) socialistas que não era má ideia ter em conta – até por se tratar de uma medida na área das pensões (onde a troika continua a exigir um ajustamento e as contas da segurança social também). qual é essa ideia? é simples: aplicar a condição de recursos às pensões mínimas que são atribuídas pelo estado. diz ela, e acredito que diga bem, que vieira da silva e pedro marques já a defenderam numa comissão parlamentar. e que os deputados da maioria logo clamaram contra ela, porque têm feito do aumento das pensões mínimas uma bandeira política, contra o anúncio do seu congelamento pelo anterior governo.
sinceramente não me lembro de estes dois socialistas o terem defendido, mas sei que precisamente nessa ala do ps (isto não é um rótulo) essa ideia tem corrido. mais: sei que ela foi sugerida por algumas dessas pessoas a paulo portas e mota soares, sem que o governo lhe tenha ligado alguma.
pois era altura de a considerar seriamente. o estado está com um caminho estreito demais para complexos políticos. se há uma ideia construtiva de alguém do ps nesta matéria ela deve ser ouvida. até porque não é todos os dias que elas aparecem.