PSD apoia Juncker para lugar de Durão Barroso

O PSD deverá dar apoio ao ex-presidente do Eurogrupo e ex-primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker para a sucessão de Durão Barroso.

juncker assumiu claramente que tenciona candidatar-se ao cargo de presidente da comissão europeia dias antes do natal. em entrevista ao le monde, o político, que nos últimos meses teimava em negar a intenção de se apresentar na corrida, respondeu: “eu estou pronto se me chamarem”.

o candidato do partido popular europeu (ppe) à comissão europeia será escolhido no congresso deste partido, dia 7 de março. as candidaturas podem ser apresentadas até à sexta-feira anterior. há vários nomes dados como interessados, mas ainda nenhum formalizou candidatura. “neste momento, tenho muitas dúvidas que apareçam outros candidatos”, afirmou ao sol o eurodeputado do psd, mário david, que é também vice-presidente do ppe.

amigo pessoal de juncker, mário david destaca-o como “a pessoa que melhor conhece a máquina europeia”. o facto de pertencer “à esquerda do ppe” torna-o “muito próximo do psd e com uma boa relação com a esquerda”. juncker foi primeiro-ministro do luxemburgo durante 18 anos e deixou o cargo no início de dezembro.

o presidente da comissão europeia será escolhido em função dos resultados das eleições europeias de maio. se ganharem os partidos do ppe, então poderá ser juncker. se ganhar o pse, o eleito deverá ser o actual presidente do parlamento europeu, martin schulz.

o mandato de durão barroso à frente da comissão europeia termina em outubro do próximo ano, mas o nome do seu sucessor será conhecido mal sejam apurados os votos no dia 25 de maio. é a primeira vez que tanto o ppe como o pse optam por indicar os seus candidatos a presidente da comissão europeia antes das próprias eleições terem lugar.

helena.pereira@sol.pt