A metade portuguesa dos Daft Punk

Em público só aparecem disfarçados, geralmente usando máscaras de robots, mas no início dos Daft Punk os músicos franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter eram menos resguardados.

aliás, nos anos 90 do século passado chegaram a dar vários concertos de cara destapada. à medida que a fama foi chegando, começaram a esconder-se: “uma coisa de que gosto nas máscaras é que não tenho ninguém a abordar-me constantemente e a lembrar-me do que faço”, disse recentemente bangalter, o menos taciturno do duo, à rolling stone .

com quatro discos editados homework (1997), discovery (2001), human after all (2005) e random access memories (2013) – que ontem ganhou o grammy para melhor álbum do ano – os daft punk são as estrelas pop mais misteriosas do planeta. é que além de esconderem a cara também não gostam de mostrar quem são e o que andam a fazer.

mas apesar dos escassos registos biográficos, o nome de guy-manuel de homem-christo ecoa sonoridades lusitanas. e acertadamente. guy-man, como é conhecido, tem origem portuguesa. é bisneto de um escritor português, francisco manuel homem cristo – mais conhecido por homem cristo filho – defensor do nacionalismo e que acabou por morrer num desastre de viação na roma de benito mussolini, em 1928. aliás, conta o blogue nacionalista causa nacional que este se ia encontrar com o duce quando sofreu o acidente. a rolling stone acrescenta que eram amigos.

já o tetra-avô de guy-man, também chamado francisco manuel homem cristo, se tinha distinguido. este, na defesa da causa republicana, sendo deputado e jornalista, conhecido pela sua contundência e pelas polémicas que criava. pertenceu à direcção do partido republicano e foi professor na 1ª faculdade de letras da universidade do porto. há uma escola secundária com o seu nome, em aveiro, a cidade onde nasceu e morreu.

já sobre o discreto mas famoso à escala planetária guy-man, sabe-se que é o mais baixo e o moreno da dupla (bangalter é alto e louro, ambos na fotografia acima) e que nasceu a 8 de fevereiro de 1974. conta a rolling stone que tem filhos pequenos, que os pais tinham uma agência de publicidade e que andou num famoso liceu de paris, o lycée carnot – onde conheceu bangalter e que jacques chirac também frequentou. tem um irmão que também é músico: paul de homem-christo.

teresa.oliveira@sol.pt