O furacão Beyoncé

Goste-se ou não da música que faz, há um facto inegável: Beyoncé é a maior estrela pop da actualidade e os números não enganam. Só em 2013 vendeu mais de 1 milhão e meio de bilhetes para o espectáculo The Mrs Carter Show e passou a figurar no Livro Guinness dos Recordes com o disco…

Documenta a vida toda

Desde 2005, Beyoncé documenta toda a sua vida, ao ponto de ter um realizador a trabalhar exclusivamente para si e que filma todos os ensaios, entrevistas, espectáculos e gravações. Numa entrevista à GQ, a cantora disse que o arquivo está a tomar proporções gigantes, até porque também guarda tudo o que sai sobre si na imprensa. O objectivo, além de construir o seu próprio arquivo, pode passar por mostrar este material num museu.

Descoberta aos 8 anos

O talento vocal de Beyoncé foi descoberto quando tinha oito anos, durante uma aula de dança, quando completou a música que a professora estava a cantarolar. Depois, ganhou um concurso com ‘Imagine’, de Lennon, e começou a frequentar audições. Numa dessas provas conheceu Kelly Rowland e LaTavia Roberton, com quem formou as Destiny’s Child.

Rica e poderosa

Beyoncé terminou 2013 como a 17.ª mulher mais poderosa do mundo segundo a Forbes. A par de Oprah Winfrey, a cantora é a única mulher da área do entretenimento a figurar na lista, liderada por Angela Merkel e Dilma Rousseff. Em 2008, a revista norte-americana já a tinha nomeado com a mulher mais rica com menos de 30 anos (hoje tem 32). Nesse ano casou-se com Jay-Z e, juntos, em 2010, entraram para o Guinness como o casal mais rico do mundo, depois de ganharem 122 milhões de dólares nesse ano.

Era bastante insegura

Quando começou a actuar sozinha, em 2003, depois das Destiny’s Child, Beyoncé sentia-se muito insegura e, por isso, criou um alter ego intitulado Sasha Fierce. Porém, em 2010, a cantora disse à Allure Magazine que já não precisava de uma persona de palco, até porque aprendeu a lidar com a insegurança visualizando os espectáculos mal regressava aos bastidores, apercebendo-se assim dos erros a corrigir.

Disco mais vendido no iTunes

Além de figurar com Jay-Z no Livro do Guinness como o casal mais rico do mundo, Beyoncé está presente noutras categorias. Em Dezembro, quando lançou de surpresa o quinto disco homónimo, a cantora bateu o recorde do álbum mais vendido em menor tempo no iTunes: em três dias, o registo vendeu 827.773 cópias.

Já ganhou 454 prémios

Em Janeiro de 2010, Beyoncé fez história ao tornar-se a primeira mulher a ganhar seis Grammys só noite. Incluindo os discos com as Destiny’s Child, a cantora já conquistou 17 ‘grafonolas de ouro’, num total de 46 nomeações. Mas quando se contabiliza todas as cerimónias de prémios para as quais foi indicada, Beyoncé acumula 454 distinções, num total de 704 nomeações.

86-68-107

A cantora tornou-se a primeira mulher não modelo e não atleta a fazer capa da Sports Illustrated (2007). Com medidas pouco convencionais para manequim, o corpo de Beyoncé é, no entanto, invejado no mundo inteiro e a própria faz questão de se manter em forma com uma dieta vegan. A par disso, tem um personal trainer com quem trabalha diariamente e encara as actuações como provas físicas de alta competição. Esta perspectiva foi-lhe incutida pelo pai que, em criança, a obrigava a correr quase dois quilómetros enquanto cantava.

Maternidade e o Guinness

Até à cerimónia dos Óscares, no início do mês, Beyoncé detinha o maior número de tweets (publicações no Twitter) por segundo com a notícia da sua gravidez. O selfie de Ellen DeGeneres ultrapassou, entretanto, a marca da cantora, que foi mãe de uma menina, Blue Ivy Carter, em Janeiro de 2012.

Sofreu um aborto

A revelação foi feita pela própria cantora e o marido, no documentário Beyoncé: Life Is But A Dream. Beyoncé sofreu um aborto em 2011, no primeiro trimestre de gestação. Segundo a cantora, o acontecimento foi «a experiência mais triste» por que passou na vida.Antes de Beyoncé ter tornado público o aborto, Jay-z já o tinha cantado no tema ‘Glory’.

1 milhão de espectadores

Segundo a Wikipédia, só em 2013, a digressão mundial que chega quarta e quinta-feira a Lisboa, The Mrs. Carter Show, foi vista por 1.543.860 de espectadores, durante 107 concertos, rendendo mais de 188 milhões de dólares na bilheteira. Em Portugal, esperam-se cerca de 40 mil pessoas nas duas datas no MEO Arena, prevendo-se que o recinto esgote. Esta será a terceira apresentação de Beyoncé no nosso país.

alexandra.ho@sol.pt