Capitães de Abril ausentes das comemorações na AR

Os capitães de Abril não vão comparecer à sessão solene de comemoração ao 25 de Abril, no Parlamento. “A Presidente da Assembleia da República diz que o problema é nosso. Então o problema está resolvido. Nós não vamos”, afirmou o Coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, ao SOL.

A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, telefonou a Vasco Lourenço para convidar os capitães de Abril a estarem presentes na sessão solene que se realiza todos os anos para assinalar o 25 de Abril. Contudo, há dois anos que a Associação não está presente, por discordar do rumo que o país está a levar e da austeridade imposta pelo Governo, mas este ano Vasco Lourenço fez depender a presença dos capitães da possibilidade de intervirem no plenário.

Confrontada com esta condição, Assunção Esteves respondeu: “O problema é deles”. Palavras que não caíram bem a Vasco Lourenço. “Há dois anos que não vamos às comemorações por razões que são conhecidas. Este ano as razões mantêm-se e até se agravaram mas a Presidente da Assembleia ligou-me e fez sentir que este ano, com os 40 anos, era um caso excepcional, que éramos insubstituíveis e não seria o mesmo sem nós”, conta ao SOL. “Face a isso disse que poderíamos admitir ir, se usássemos da palavra. Agora recebo essa resposta através da comunicação social. Se o problema é nosso, nós não vamos!”

Vasco Lourenço rejeita assim a presença dos capitães de Abril na sessão solene, no Parlamento, e diz estar convencido que “o povo português entenderá as razões”.

sonia.cerdeira@sol.pt