Nos dias seguintes o assunto ‘virou’ viral e as redes sociais ‘transformaram-se’ em autênticas repúblicas das bananas, atendendo aos milhões de adeptos do fruto. Ninguém quis deixar de ser fotografado a comer uma banana para mostrar a solidariedade com o jogador.
Confesso que achei a história bastante reveladora dos tempos que correm nas redes sociais: alguém diz que está um lindo dia e a ‘turma’ toda põe logo os calções de banho sem sequer ir espreitar à janela. Até pode estar um sol radioso, mas mesmo que o céu esteja zangado e não pare de chover, já todos estão preparados para ir à praia.
Voltando às bananas, ficou a saber-se que a ideia de aproveitar a atitude de algum troglodita que mandasse uma banana para o relvado partiu de uma agência de publicidade. Estava previsto ser protagonizada por Neymar, mas como a banana caiu perto de Dani Alves, este tratou de jogar forte. Diga-se em abono da verdade que foi Neymar que solicitou ajuda a uma agência e que esta criou o slogan: ‘Somos todos macacos’. O objectivo do jogador era e é bastante nobre. Aproveitar o comportamento de um atrasado mental para chamar a atenção para o problema do racismo. O jogador falou com o seu colega e juntos ‘viraram’ o mundo. Curiosamente, milhões de fãs juntaram-se à ‘festa’ porque sim. Sem terem a mínima ideia do problema ou de como deve ser tratado. Milhões quiseram foi aparecer. E isso é um dos belos retratos das redes sociais. O futuro só existirá com imagens, mesmo que carregadas de Photoshop….