Empurrar a murro e a pontapé os eleitores até às mesas de voto é uma boa estratégia? Alguém na Dinamarca achou que sim e criou o Voteman, uma personagem com roupas que remetem para o imaginário sado-masoquista e que fez sua a missão de combater a abstenção nas eleições europeias.
Historicamente, a abstenção tem sido elevada nas votações para o Parlamento Europeu – nas últimas eleições, Portugal registou 64% de abstencionistas – pelo que a Dinamarca encontrou no Voteman uma forma original e pouco ortodoxa de chamar a atenção, lembrando que ao não votar os eleitores estão a perder o direito de ter uma voz em questões como as políticas ambientais e agrícolas ou até "a quantidade de canela" dos bolos.
A ideia era usar a irreverência para chegar aos cada vez menos politizados jovens e o vídeo foi posto no canal do YouTube do Parlamento da Dinamarca, mas o excesso de sexo e violência da personagem que aparece numa orgia antes de saltar para cima de uma parelha de golfinhos e começar a atacar a murro os abstencionistas, acabou por determinar a retirada do vídeo.
Depois de um coro de protestos, o vídeo acabou por ser retirado do site do Parlamento, mas ganhou publicidade nos media e nas redes sociais de toda a Europa. Será que a estratégia contra o abstencionismo acabará por resultar?
Veja aqui o vídeo: