"Faz uma certa pena ver o PS falar como fala porque, por um lado não é capaz de reconhecer que Portugal está a crescer e em retoma, e em segundo lugar parece ficar feliz quando há um número menos bom", afirmou.
O PIB registou, em termos homólogos, um aumento de 1,2% no primeiro trimestre, mas caiu 0,7% face ao trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística, hoje divulgada.
A vice-presidente da bancada do CDS-PP frisou que a "pequena contracção" da economia no primeiro trimestre do ano face ao anterior "foi justificada por razões simples e que dificilmente se repetirão".
“Em princípio, as razões devem-se a uma paragem da Auteuropa e da refinaria da Galp", disse.
Cecília Meireles assinalou como "dado relevante" que "a economia portuguesa está a crescer face ao ano anterior e acima da zona euro".
Em reacção aos números divulgados pelo INE, o deputado do PS Pedro Marques instou o Governo a parar com as "mensagens de euforia" e com a "política de cortes" para evitar quebras no crescimento económico como a que se verificou no primeiro trimestre do ano.
Pedro Marques defendeu que as "expressões e as referências triunfais de milagre económico e as exportações como o porta-aviões da recuperação do país não ajudaram nada à situação do país".
Lusa/SOL