Caso BES: jornal i estuda medidas ‘legais’

A direcção do i “está a analisar todos os aspectos legais” relativos ao impedimento de jornalistas da publicação de assistirem a uma apresentação de resultados do BES “antes de tomar eventuais decisões”, adiantou ao SOL o director da jornal, Eduardo Oliveira e Silva.

Caso BES: jornal  i estuda medidas ‘legais’

De acordo com o responsável, os jornalistas do i dirigiram-se ontem à sede do BES onde sabiam que se ia proceder à apresentação de resultados do primeiro trimestre, “conforme informação que recolheram no site da instituição e junto de outros profissionais com quem se cruzaram de manhã noutro trabalho”.

Mas, chegados à sede do BES, “foram surpreendidos com a comunicação de que essa apresentação iria ser feita numa sessão restrita a alguns jornalistas convidados do BES e que os profissionais do i não estavam nessa lista, pelo que não poderiam entrar”.

Segundo o  director do i, os responsáveis do BES alegaram que não se tratava de uma conferência de imprensa mas de um encontro com jornalistas convidados e insistiram em não deixar entrar os profissionais do i. “Tradicionalmente todo os bancos cotados convidam a comunicação social para uma apresentação e sessão de perguntas e respostas com a administração a respeito dos resultados trimestrais. O Presidente do BES, Dr. Ricardo Salgado, assim o garantiu na última apresentação de resultados do banco em que o i esteve presente, embora na altura também não tenha sido informado da sessão”, sustenta.

Eduardo Oliveira e Silva revela que a “direcção do i está a analisar todos os aspectos legais que envolvem o assunto, antes de tomar outras eventuais decisões para além da nota que já emitiu sobre a matéria”. E acrescenta: “A direcção do i lamenta profundamente esta atitude injustificável do BES que em nada honra a importância e o papel fundamental de uma instituição daquela envergadura”.

Para Eduardo Oliveira e Silva, “a situação financeira do BES, como a de qualquer outro grande banco, é uma matéria de relevância nacional, pelo que optar por divulgar e comentar resultados apenas a um grupo seleccionado não contribui para o esclarecimento da opinião pública”.

O SOL tentou obter esclarecimento do BES, mas até ao momento não obteve resposta.

oao.madeira@sol.pt