Atlético de Madrid é o novo campeão espanhol

Um empate a uma bola frente ao Barcelona foi suficiente para o Atlético de Madrid se sagrar campeão espanhol 18 anos depois.

Atlético de Madrid é o novo campeão espanhol

Separados por três pontos à entrada para a última jornada, Atlético de Madrid e Barcelona decidiram o título num clássico disputado em solo catalão. E os adeptos blaugranas foram os primeiros a festejar em Nou Camp, logo aos 33 minutos, após uma 'bomba' de Alexis Sánchez, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Courtois. O  Barça partia na frente e o Atlético ainda se via a contas com lesões: Diego Costa e Turan tiveram queixas físicas e foram obrigados a sair do terreno de jogo.

Por incrível que pareça, o golo dos catalães 'animou' os colchoneros, que 'encostaram às cordas' os pupilos de Tata Martino até ao intervalo. Foi então com naturalidade que Godín, pouco tempo depois do regresso dos balneários, subiu ao segundo andar para empatar de cabeça o marcador. Um empate que deixava o Barcelona arredado do título. Um empate que o Atlético de Madrid conseguiu manter, fruto da intensa pressão e sentido colectivo dos comandados de Simeone, até ao final do tempo regulamentar, para tristeza de Messi, Neymar, Iniesta e companhia.

O jejum durava desde a época 1995/96, mas o Atlético de Madrid chutou para canto a 'maldição' e sagrou-se o novo campeão espanhol. O Barcelona teve de contentar-se com o segundo lugar e o Real Madrid terminou no último lugar do pódio.

hugo.alegre@sol.pt