Tráfego aéreo em Lisboa vai registar recorde absoluto

O tráfego aéreo em Lisboa vai ter um recorde absoluto no fim-de-semana, devido à final da Liga dos Campeões, superando os máximos registados na Expo 98, no Euro 2004 ou na Cimeira da Nato em 2010. 

Tráfego aéreo em Lisboa vai registar recorde absoluto

Só no sábado, o aeroporto de Lisboa acolherá 740 movimentos (aterragens e descolagens), quando o tráfego nesta altura regista uma média diária de 425 movimentos, adiantou em comunicado a NAV Portugal. Na sexta-feira e no domingo estão previstos cerca de 650 movimentos diários na Portela. 

"Até ao momento, o registo de maior número de movimentos controlados pela NAV Portugal, aconteceu aquando da final do Campeonato da Europa de Futebol em 2004, com 570 movimentos no Aeroporto de Lisboa", adiantou a empresa que presta serviços de tráfego aéreo no território continental português.

Nos três dias serão tomadas medidas de regulação do tráfego na área terminal de Lisboa, a fim de aumentar a fluidez do tráfego, mitigar a ocorrência de atrasos e acautelar o objectivo primordial da missão — a segurança -, explicou a empresa.  

Tal como a Lusa já tinha noticiado, a Iberia anunciou a programação de 22 voos adicionais na rota Madrid-Lisboa entre hoje e 25 de Maio, oferecendo assim 12 mil assentos, mais 124% do que o normal.

Fonte da empresa disse que a Iberia transportará ainda a equipa do Real Madrid em quatro voos 'charter' [fretado], a que se somam oito outros voos 'charter' comerciais e 10 voos regulares adicionais.

A empresa aumentou ainda o tamanho dos aviões normalmente usados na rota para poder acomodar o maior número de passageiros que já se previam.

Já fonte da TAP em Madrid explicou, recentemente, à Lusa que a companhia aérea "optimizou" os aviões que vai utilizar na rota entre as duas capitais nos dias antes e depois da final para poder transportar mais passageiros, sem que tenha aumentado o número de voos.

Também a easyJet não previa reforçar o número de ligações a Lisboa, mas esperava que os voos entre Madrid e Lisboa nos dias antes e depois da final da Liga dos Campeões registassem uma taxa de ocupação de 100%, disse fonte da empresa à Lusa.

A final da Liga dos Campeões de futebol, que opõe o Real Madrid ao Atlético de Madrid, está agendada para sábado, a partir das 19h45, no estádio da Luz (Benfica), em Lisboa.

Lusa/SOL