A ilha de São Miguel volta a ser o palco do Festival Walk&Talk a partir de 18 de Julho até 3 de Agosto. Trata-se de um evento que conta com mais de 60 criadores dos quatro cabros do mundo que vão assinar intervenções de arte pública em mais de 20 espaços localizados em vários concelhos da ilha. A iniciativa conta ainda com quatro residências temáticas que reúnem nomes como o designer Miguel Flor, a coreógrafa Filipa Francisco, os colectivos de arquitetura Argot e Mezzot e o compositor Richard Simas. Durante os 17 dias em que o Walk&Talk decorre vai haver ainda exposições, performances, concertos, workshops, laboratórios e conversas temáticas “fomentando um ambiente propício à cocriação e à partilha cultural, características que se tornaram as imagens de marca deste evento”, reconhece a organização.
No âmbito turístico e para dinamizar e documentar o roteiro de intervenções artísticas, vai ser ainda lançada uma aplicação para smartphones. A aplicação Walk&Talk, gratuita e bilíngue, permite aos seus utilizadores, sejam locais ou turistas, criarem circuitos personalizados, consultarem informações sobre cada uma das obras (que já são mais de duas centenas), além de saber mais sobre os seus autores e ano de criação.
“Estamos a ultimar os preparativos para o Walk&Talk 2014 que queremos que seja uma edição de consolidação. Reflectida pela maturação do cartaz e programa, pela aposta em dinâmicas inclusivas e actividades educativas, bem como pelo alargamento de parcerias determinantes à sustentabilidade e à dinâmica artística do evento. É um prazer trazer esta dinâmica cultural aos Açores e saber que cada um dos criadores e visitantes do festival levam consigo memórias muito pessoais e inesquecíveis da nossa região”, sublinha Jesse James, Diretcor Criativo do Festival.