Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, António de Melo Pires está ligado ao grupo Volkswagen desde Outubro de 1992, data em que integrou os quadros da Autoeuropa. Ficou durante 11 anos, período durante o qual subiu a director da área de Prensas e Carroçarias.
Em 2003 transitou para a Volkswagen Navarra, em Espanha, com as mesmas funções. Em Janeiro de 2006 iniciou um período de trabalho que se prolongou até agora na Volkswagen do Brasil. Foi primeiro colocado como director de produção na fábrica Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. Em Junho de 2007 foi designado director da fábrica de Curitiba, no estado do Paraná, onde esteve até 2010.
No seu regresso a Portugal e à Volkswagen Autoeuropa em 2010, foi nomeado director-geral, funções que exerce até hoje.
Medidas inovadoras
A sua liderança distingue-se por uma cultura de permanente inovação e qualificação dos recursos humanos. Foram promovidas acções de benchmarking com empresas e institutos, tanto a nível nacional como internacional, na busca de soluções técnicas inovadoras a vários níveis: processos produtivos, processos logísticos, processos de gestão, etc.
Foi criado um programa de gestão de ideias internas, que premeia e valoriza as ideias dos colaboradores. Apesar de o desenvolvimento de produto estar centralizado desde sempre na Volkswagen em Wolfsburgo, foi criado um Departamento de Inovação.
O gestor foi determinante para melhorar os instrumentos de gestão laboral, garantindo a estabilidade interna da empresa e a manutenção de postos de trabalho, apesar do cenário económico adverso dos últimos anos.
A Autoeuropa assinou acordos de formação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, através da academia de formação ATEC, e estabeleceram-se protocolos de cooperação com o grupo Volkswagen que permitiram a integração de pessoas noutras fábricas do grupo.
Esta opção permitiu não só manter os postos de trabalho desses trabalhadores como promover a transferência e troca de conhecimento dentro do grupo Volkswagen. Esta acção foi inovadora – foi a primeira vez que se fez dentro do grupo Volkswagen. Todas estas medidas em conjunto permitiram manter cerca de 500 postos de trabalho.
Em 2013 a Autoeuropa produziu 90 mil automóveis e investiu 38,2 milhões de euros em melhorias tecnológicas. A empresa exporta 99,4% do que produz para os mercados europeu, norte-americano e asiático.