Grupo alemão escolheu outro fornecedor de assentos para o novo modelo elétrico. Uma decisão que pôs em causa 475 postos de trabalho, mas há quem possa mudar de empresa sem perder direito à indemnização.
‘Os carros não são atribuídos por decreto e como a fábrica da Autoeuropa produz o Troca pensavam que também iria fazer o elétrico’, mas foi para a Alemanha. Novo modelo competiu com outras fábricas.
Refira-se que ainda antes da produção do novo ID. EVERY1, a fábrica de Palmela deverá começar a produzir, já no próximo verão, o veículo híbrido T-ROC NF
Este marco foi atingido com o fabrico de um T-Roc que tem como destino a Alemanha.
A previsão é que a decisão final seja conhecida nos próximos meses
A Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela chegaram a um pré-acordo de empresa válido para os próximos três anos, que prevê um aumento salarial de 6,8%, com um mínimo de 100 euros por trabalhador em 2024.
SITE Sul não descarta o recurso “a quaisquer formas de intervenção ou luta, incluindo a discussão coletiva com os trabalhadores de medidas a tomar”.
A Europa “continua a ser o principal mercado para a “exportações dos veículos fabricados em território nacional — com 88,7%”
Com a retoma da produção normal na Autoeuropa, cerca de uma centena de trabalhadores temporários da empresa deverão regressar de imediato ao trabalho.
A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e que representa 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O fornecedor esloveno foi “severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto”.
Comissão de Trabalhadores vai voltar a reunir-se com a administração no dia 28. Estruturas sindicais continuam intransigentes em relação às reivindicações do maior produtor automóvel.
Decisão mantém-se apesar de a administração ter prometido voltar à mesa das negociações ainda este mês com vista a um aumento salarial.
Comissão de Trabalhadores deverá cancelar as paralisações marcadas para dias 17 e 18 de dezembro porque espera resultado de reunião com administração.
Com o final da produção deste monovolume, a fábrica de Palmela vai apostar no T-Roc.
No ano passado, a empresa exportou mais de 99% dos veículos que produziu e pesou 1,5% do PIB.
A partir de 2035, deixa de ser possível colocar no mercado na União Europeia veículos com motor de combustão interna. Mas, enquanto a PSA de Mangualde já anunciou, a partir de outubro, o fabrico de carros elétricos, a Autoeuropa continua a apostar no T-ROC remetendo a decisão para mais tarde.
A quebra de produção deve-se à crise no fornecimento de semicondutores e poderá pôr em causa o 4.º turno da fábrica, colocando em causa o futuro de 900 trabalhadores.
Fábrica de automóveis comunicou aos trabalhadores mais dois dias de paragem.