Segundo a mesma fonte, a operação, desenvolvida pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez, ocorreu sexta-feira num anexo de uma residência em Ponte da Barca "destinado exclusivamente ao cultivo de plantações de cannabis".
De acordo com o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, no decurso da busca, autorizada pelo suspeito, os militares encontraram "várias estufas montadas no interior da residência e a organização do espaço em função das várias fases de maturação das plantas".
"O anexo estava preparado com todo o equipamento necessário para proporcionar as condições ideais para uma cultura intensiva de plantas", lê-se no comunicado da GNR.
No local, os militares encontraram "holofotes especiais para criar uma temperatura ambiente ideal, um sofisticado sistema de exaustão com recirculação de ar e extracção de cheiros, para o qual teve que reforçar todo o sistema eléctrico do anexo, medidor digital da temperatura/humidade e isolamento, e todo o material e equipamento relacionado com o cultivo daquelas drogas".
Entre a apreensão contam-se 2.047 gramas de liamba, 93 plantas de cannabis, com peso total de 14.400 gramas, o que totaliza cerca de 6.579 doses individuais.
O homem de 34 anos, residente naquele concelho, é ouvido hoje de manhã em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de turno de Viana do Castelo.
Lusa/SOL