"É o meu Super Bowl", disse a fadista lusa, em entrevista ao sítio da UEFA, comparando a final da "Champions" com a do campeonato de futebol americano (NFL), que, ano após ano, é o programa com maior audiência nos Estados Unidos.
Mariza considera um "privilégio" participar na festa: "É incrível, pois nunca imaginei fazer algo como isto. Depois de cantar o hino português num Portugal-Coreia do Sul, há alguns anos, pensei que não iria ter mais nenhuma participação no mundo do futebol, mas isto não é apenas futebol — é uma celebração, um evento enorme".
"Claro que é o mais grandioso jogo de futebol do Mundo, entre duas grandes equipas. Pessoas de diferentes nacionalidades e religiões vão estar juntas para celebrar esta grande ocasião", prosseguiu a fadita.
Mariza espera que Lisboa "seja uma grande anfitriã" e pensa que receber hoje a final da "Champions", entre os espanhóis do Real Madrid e do Atlético de Madrid, "é muito bom para a cidade".
"Vai mostrar um outro lado da capital, talvez uma Lisboa que as pessoas não conhecem — uma bela cidade que sabe como receber quem a visita, com excelente gastronomia e boa gente, que é, ao mesmo tempo, apaixonada por futebol", disse.
Quanto à sua actuação, Mariza afirma que foi com "grande surpresa" que recebeu o convite: "Nunca me imaginei a cantar esta canção, que é o hino que costumamos ouvir sempre que aparece a imagem da UEFA".
"Por norma, apenas se ouve o coro, pelo que quando me mostraram toda a canção, apanhei o maior susto da minha vida e pensei: 'Como é que vou cantar isto? Como é que é possível cantar isto?'. É uma área completamente diferente da minha e está bem longe do meu registo musical", explicou Mariza.
Ainda assim, a fadista aceitou o desafio: "Conseguimos encontrar uma solução que é muito elegante. É o meu Super Bowl — é uma maneira diferente de brilhar e interpretar algo de uma maneira completamente diferente", explicou Mariza.
"Mesmo não cantando em português — o hino tem três línguas diferentes (alemão, francês e inglês) –, tentei dar-lhe um toque pessoal, um toque de fado. Foi muito difícil, mas o facto de ser uma cantora portuguesa e a final ser jogada aqui dá uma grande visibilidade a Portugal", prosseguiu.
Quanto à final e ao futebol, Mariza confessa que não é bem a sua área: "Não sei nada sobre futebol. Não sei as regras, o que é um fora de jogo, por exemplo, mas penso que é um espectáculo muito bonito, muito emotivo".
"Vi recentemente um jogo do Real Madrid contra o FC Barcelona e foi também um grande espectáculo. O futebol é algo que toca muito as pessoas. É uma vibração completamente diferente do meu mundo, a música. Espero que tenhamos um jogo brilhante, pleno de emoções e que ganhe a melhor equipa", finalizou.
Lusa/SOL