Abstenção alta, audiências mornas

Com um nível de abstenção nos 66%, as audiências dos especiais eleições nos canais generalistas espelharam o interesse moderado dos espectadores pelas eleições ao Parlamento Europeu.

No campeonato da informação, a vitória da noite foi claramente para o Jornal das 8, na TVI, que durou apenas 70 minutos e que alcançou uma audiência média de 1 milhão 347 mil espectadores .  A TVI  teve até melhores resultados do que na semana anterior, em que obtivera 1 milhão e 85 mil espectadores.

Nos seus três blocos dedicados ao assunto do dia, a RTP 1 obteve  611 mil espectadores, no primeiro, 675 mil no segundo. O terceiro bloco, que arrancou às 21h59 denominado Europeias 2014: A Decisão, foi acompanhado em média por 721 mil espectadores. A última parte da maratona, recolheu o interesse dos que esperavam pelos resultados oficiais, só libertados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI) precisamente às 22h. 

Na semana passada, a 18 de Maio, emitido na sequência da transmissão da entrega da Taça de Portugal, o Telejornal, da RTP1 obteve uma audiência excepcional: de 1 milhão e 86 mil espectadores. 

Na noite de ontem, a SIC , nos 96 minutos dedicados às europeias, alcançou um audiência média de 763 mil espectadores, quando na semana anterior obtivera no mesmo espaço horário, apenas 574 mil. 

A TVI e a SIC não cancelaram as suas programações de serão de domingo, tendo remetido os espectadores que queriam acompanhar a noite eleitoral para os seus canais de informação, a TVI 24 e a SIC Notícias, respectivamente.
 Após os habituais blocos de notícias, ontem dedicados às europeias, a  TVI prosseguiu com o talent show Rising Star, que liderou a noite com uma audiência média de 1 milhão, 180 mil telespectadores.

A SIC estreou o Poder do Amor, apresentado por Bárbara Guimarães, programa que na primeira edição atingiu uma audiência média de 912 mil espectadores.

A RTP1 dedicou a noite às Europeias, tendo só às 23h27 emitido o filme O Intocável.

Como conclusão: a estratégia de cobertura  minimalista da TVI deu certo, pelo menos no que diz respeito às audiências, uma vez que a estação teve, globalmente, a programação mais vista da noite.

Os dados das audiências são da CAEM/Mediamonitor.