Sol&Sombra

A semana vista por José António Lima

SOL

Cavaco Silva

Foi politicamente importante para Portugal a sua viagem de Estado de uma semana à China. Um país que está a caminho de se tornar a maior potência mundial, a par dos EUA, cuja influência económica e financeira é cada vez mais forte em todos os continentes e que investe crescentemente em Portugal. O futuro passa obrigatoriamente pela China, o Presidente mostrou percebê-lo e soube reforçar as nossas relações históricas com Pequim. Agora, a nível interno, espera-o mais um Verão difícil – não tanto como o de há um ano, com a crise Gaspar/Portas, mas terá que lidar com um Governo no pós-troika abalado por uma severa derrota nas europeias e por mais um 'chumbo' do TC. Um fim de ciclo complicado.

Luís Filipe Vieira
Conquistou o seu 3.º título de campeão em quase 11 anos à frente do Benfica e 3 troféus em 4 neste final de época. E cabe-lhe grande parte do mérito pois foi ele quem revelou convicção de liderança e visão estratégica ao segurar Jorge Jesus como treinador, contra quase tudo e quase todos na direcção encarnada. Ainda está longe da média de títulos de Pinto da Costa no FC Porto e faltam-lhe troféus internacionais (que o Benfica não alcança há mais de 50 anos). Mas viveu uma época dourada.

Marco Silva
Aos 36 anos é a grande revelação dos treinadores portugueses da nova geração. Após três anos de sucesso contínuo e surpreendente no Estoril (uma subida de Divisão e duas qualificações para a Liga Europa) chega ao Sporting. Onde o desafio é lutar ombro a ombro com FC Porto e Benfica, apesar de o orçamento leonino ser bem inferior, e fazer melhor do que Leonardo Jardim. Nenhum desses objectivos será fácil de alcançar.

 

SOMBRA

Elina Fraga
A bastonária dos advogados decidiu colocar a Ordem ao serviço da campanha eleitoral de Marinho Pinto, seu antecessor, mentor e propositor na Ordem. Temendo pela escassa notoriedade pública do partido pelo qual Marinho Pinto concorre às europeias, resolveu homenageá-lo solenemente em Évora. Esta semana, em pleno período de campanha eleitoral. A imagem dos advogados merecia outro respeito. E maior decoro.