Para assinalar o Dia da Criança, o SOL sugere-lhe algumas actividades para realizar com os seus filhos durante o Verão.
1. Diversões ‘aquáticas’: Na altura do calor, não há melhor do que levar com um bocadinho de água. Se tem jardim, aproveite para lhe dar com uns repuxos da mangueira, ele vai adorar. Se viver num apartamento, encha uns balões com água e vá com o seu filho para um parque fazer uma ‘guerra de balões de água’. Atenção, há que ter bom senso e não atirar o balão contra a criança. Basta atirar para junto dos pés dele que ele fica logo ‘salpicado’.
2. Aproveitar o alcatrão: Não, não estamos a sugerir que deixe o seu filho andar no meio da estrada. Mas existem muitas pracetas com alcatrão ou outro tipo de piso ainda mais liso que são excepcionais para fazer montes de brincadeiras. Vá com a criança até lá fora e dê-lhe um bocadinho de giz. Vai ver que ele não vai querer sair dali durante a(s) próxima(s) hora(s)…
3. Bolhinhas: Não há nada melhor do que um tubinho com água e um pequeno aro. As bolhas de sabão são as melhores amigas das crianças. São a coisa mais simples do mundo e deixam-nas completamente ‘hipnotizadas’. É preferível brincar no exterior (para não sujar a casa) mas se for uma mãe ou um pai paciente, uns salpicos de água no chão da cozinha também não matam ninguém…
4. Acampar: Esta actividade dá mais trabalho, mas é de certeza uma das mais marcantes na vida do seu filho. As crianças adoram estar em contacto com o desconhecido e divertirem-se fora de casa. E se o seu filho ainda não tem idade para se aventurar tanto, compre uma ‘mini-tenda’ e faça um acampamento no meio da sala ou do quarto. Atenção: Televisão ligada só se for no National Geographic, para fingirem que estão no meio da natureza…
5. Dar um passeio: Ele pode não ter idade para acampar, mas para dar um passeio tem de certeza… nem que vá sentado no carrinho. Esta actividade só traz coisas boas: ele apanha ar fresco e diverte-se num ambiente que só lhe faz bem e os pais podem aproveitar para relaxar um bocadinho num parque ou para fazer exercício físico (acredite: jogar às escondidas com uma criança de 5 ou 6 anos cansa…)
6. Jardinagem: Claro que não lhe vai dar uma tesoura gigante para as mãos, mas uma pá e um ancinho nunca fizeram mal a ninguém. Se não tiver jardim, compre um vaso pequenino com uma planta e ensine-lhe a tratar dela. Além de criar um sentido de responsabilidade, vai mantê-lo ocupado durante um bom bocado.
7. Pesca: Nunca foi à pesca? Então este é um desafio para si e para o seu filho. Informe-se sobre qual o sítio mais perto de sua casa (que seja calmo e que tenha alguns peixinhos) e aventure-se. Pode ser uma actividade ‘zen’ demais para a criança, mas só a excitação de poder vir a apanhar um peixe vai deixá-la bem concentrada no que está a fazer .
8. Há gelado fresquinho: Compre umas formas, vá à internet procurar algumas receitas e tente fazer gelados com o seu pequenino. Ela vai sentir-se uma criança responsável por poder participar numa tarefa que pertence aos adultos e feliz por saber que no fim tem direito a um docinho.
9. Praia, praia e mais praia: É sempre bom reforçar esta ideia: somos um país cheio de sol e praias, por isso aproveite-as. Mesmo que não viva ao pé de uma, tente marcar um fim-de-semana numa zona balnear. Para além de ser muito divertido, faz bem à saúde das crianças (o mar ajuda a desentupir as vias respiratórias, por exemplo).
10. Bibliotecas: Incentive o seu filho a ler logo desde pequenino. É importante que ele ganhe bons hábitos de leitura para, mais tarde, ter um bom desempenho escolar. Para além disso, existem enumeras bibliotecas pelo país inteiro que desenvolvem várias iniciativas durante o Verão.