Na categoria poesia concorrem Gastão Cruz, com Observação do Verão seguido de Fogo, e Ana Luísa Amaral, com Vozes. António Lobo Antunes, com Comissão das Lágrimas, e Gonçalo M. Tavares, com Matteo Perdeu o Emprego, estão nomeados para a categoria romance. E, em conto ou crónica, Gonçalo M. Tavares aparece de novo, com Canções Mexicanas numa lista que integra, também, Alexandra Lucas Coelho, com Viva México.
O mesmo painel escolheu também os seis elementos do júri responsáveis por escolher os 12 finalistas e os vencedores na fase final: os escritores José Castello e Luiz Ruffato e os professores e críticos literários João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone-Moises, Luiz Costa Lima e Manuel da Costa Pinto.
Na categoria romance estão também presentes, entre outros, os brasileiros Michel Laub, Rodrigo Lacerda, Adriana Lisboa, Amilcar Bettega e Bernardo Carvalho, na de poesia Armindo Trevisan, Armando Freitas Filho, Adélia Prado e Salgado Maranhão, na de conto e crónica Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza e Milton Hatoum.
Recorde-se que Gonçalo M. Tavares já recebeu, duas vezes, o Prémio PT (por Jerusalém, em 2007, e Uma Viagem à Índia, em 2011) e António Lobo Antunes uma vez (em 2008, por Eu Hei-de Amar uma Pedra). De resto, Valter Hugo Mãe recebeu-o, em 2012, por A Máquina de Fazer Espanhóis.