Cinco portugueses nomeados para o Prémio PT

Ana Luísa Amaral, António Lobo Antunes, Gonçalo M. Tavares, Gastão Cruz e Alexandra Lucas Coelho estão entre os 64 nomeados para a 12.ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura. Nesta primeira fase foram seleccionados 64 títulos entre os 490 inscritos, escolhidos por um painel de 220 especialistas. Divididos em três categorias, foram indicados 22…

Na categoria poesia concorrem Gastão Cruz, com Observação do Verão seguido de Fogo, e Ana Luísa Amaral, com Vozes. António Lobo Antunes, com Comissão das Lágrimas, e Gonçalo M. Tavares, com Matteo Perdeu o Emprego, estão nomeados para a categoria romance. E, em conto ou crónica, Gonçalo M. Tavares aparece de novo, com Canções Mexicanas numa lista que integra, também, Alexandra Lucas Coelho, com Viva México.  

O mesmo painel escolheu também os seis elementos do júri responsáveis por escolher os 12 finalistas e os vencedores na fase final: os escritores José Castello e Luiz Ruffato e os professores e críticos literários João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone-Moises, Luiz Costa Lima e Manuel da Costa Pinto. 

Na categoria romance estão também presentes, entre outros, os brasileiros Michel Laub, Rodrigo Lacerda, Adriana Lisboa, Amilcar Bettega e Bernardo Carvalho, na de poesia Armindo Trevisan, Armando Freitas Filho, Adélia Prado e Salgado Maranhão, na de conto e crónica Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza e Milton Hatoum.

Recorde-se que Gonçalo M. Tavares já recebeu, duas vezes, o Prémio PT (por Jerusalém, em 2007, e Uma Viagem à Índia, em 2011) e António Lobo Antunes uma vez (em 2008, por Eu Hei-de Amar uma Pedra). De resto, Valter Hugo Mãe recebeu-o, em 2012, por A Máquina de Fazer Espanhóis.

rita.s.freire@sol.pt