A resposta para o mistério está no site http://shrturl.co/, que funciona como um verdadeiro gerador de notícias falsas.
Acedendo a esta página, qualquer internauta com sentido de humor e vontade de espalhar boatos consegue criar uma notícia completamente falsa com o aspecto de um dos vários sites noticiosos, dando realismo ao link que partilha.
Depois de criar a notícia falsa, basta partilhar o link nas redes sociais e esperar que o efeito viral faça o resto.
Graças ao aspecto realista dos links, é fácil fazer passar um boato por uma informação confirmada.
No caso da notícia sobre a participação do actor português Diogo Morgado na série norte-americana Guerra dos Tronos, o engano foi perfeito: a informação falsa acabou por aparecer na capa do Diário de Notícias deste sábado.
Esta segunda-feira, já circula pelas redes sociais uma notícia com declarações inventadas do recém-eleito eurodeputado Marinho Pinto, segundo as quais o candidato do MPT afirma ter comprado numa feira um cinto para “utilizá-lo nas costinhas de todos aqueles que se aventurarem a ter ideias amaricadas” em Bruxelas.
A notícia é completamente falsa mas aparece com o layout da página da TVI24.
O esquema é o mesmo no caso da página falsa do jornal Record, que circula com o título “Cristiano anuncia separação de Irina”.
Quem não quiser comprar gato por lebre, basta estar atento ao endereço que aparece no link das notícias. É que, em vez de aparecer o site noticioso onde supostamente foi publicada a notícia, o que aparece é a morada http://shrturl.co/. Quando vir este link, já sabe que está perante uma brincadeira que pode ser de mau gosto e não se trata de um trabalho jornalístico.