Esqueça os metrossexuais, vêm aí os spornossexuais

Há 20 anos, Mark Simpson escrevia pela primeira vez sobre os metrossexuais, uma nova classe de homens que se preocupava com a imagem, usava cremes, demorava horas a escolher a roupa e gastava mais dinheiro em sapatos do que as mulheres. Agora, o cronista acha que há uma segunda geração de machos, os spornossexuais.

"Para a geração de hoje, as redes sociais, as selfies e a pornografia são os vectores do desejo masculino de se sentir desejado. Eles querem ser desejados pelos seus corpos, não pelos seus guarda-roupas. E definitivamente não pelos seus cérebros", sentencia Mark Simpson num artigo no The Telegraph.

Se no anos 90, a ideia de metrossexualidade começou por ser rejeitada pelas correntes mais mainstream do pensamento, hoje a sociedade já aceita como ícones de masculinidade homens como David Beckham, que passam mais tempo a cuidar da imagem do que a maior parte das mulheres. 

Durante décadas, a vaidade masculina foi estigmatizada e associada a comportamentos homossexuais. Mas hoje é uma indústria de milhões e um estudo citado no artigo de Mark Simpson mostra que no Reino Unido, por exemplo, os homens já gastam mais dinheiro em sapatos do que as mulheres.

As campanhas publicitárias, as produções de moda e o cinema mostram homens cada vez mais preocupados com o aspecto e com as tendências de estilo e hoje em dia um homem que faça depilação ou use cremes já não é uma raridade.

Mas Mark Simpson – que criou o termo ‘metrossexual’ – acha que os homens do início do século XXI atingiram todo um novo patamar, que mistura a obsessão pelo corpo com as imagens estilizadas da pornografia. E chama spornossexuais a esta nova espécie masculina.

"O seus corpos tornaram-se nos seus derradeiros acessórios", afirma o cronista, explicando que estes novos homens esculpem o seu aspecto no ginásio para depois se compararem num verdadeiro "mercado online" criado por sites, blogues e redes sociais.

Corpos esculturais bombeados nas máquinas do ginásio, tatuagens que realçam os músculos, piercings, "barbas adoráveis" e decotes vertiginosos são, segundo o autor, a imagem de marca dos spornossexuais.

Veja o artigo do The Telegraph aqui

margarida.davim@sol.pt