Intoxicações: O perigo eminente para as crianças

Entre Abril e Maio, o Centro de Informação Antivenenosa (CIAV), integrado no INEM, atendeu cerca de 93 pedidos de ajuda, informa esta quarta-feira o Jornal de Notícias. Um número que tem vindo a crescer ao longo dos meses e tem nas crianças até aos quatro anos, sobretudo do sexo masculino, o principal grupo de risco.

Intoxicações: O perigo eminente para as crianças

E o aumento torna-se mais significativo nesta altura do ano: "Costumam aumentar [as chamadas] à medida que se aproxima o verão", explica Fátima Rato, coordenadora do CIAV, em declarações ao JN.

Ingestão de pilhas de relógios, ou brinquedos, e até pastilhas de gel para as máquinas de lavar são alguns dos casos mais frequentes, informa a mesma publicação. Nos adultos, abundam as queixas por ingestão de medicamentos ou líquidos indevidos, que originam a maior parte das intoxicações nas mulheres, entre os 40 e os 49 anos.

Segundo a linha de saúde pública, na maioria dos casos deve-se evitar uma sobredosagem de medicamentos e é aconselhada a ida ao hospital em caso de sintomas de intoxicação.