Americanos já preferem futebol a Nascar… na internet

Os norte-americanos são fãs confessos de várias modalidades desportivas – futebol americano, baseball, basquetebol, hóquei no gelo e corridas de automóveis – ficando o futebol normalmente para segundo plano. Isso parece estar a mudar e os adeptos de futebol já superam em muito os das corridas Nascar, mas para já apenas na internet.

Um relatório da empresa de estudos de mercado Exponential, divulgado pela revista Adweek, concluiu que os americanos que vêem jogos do desporto-rei na internet são em número 22 vezes superior aos que vêem corridas Nascar no computador.

A razão pode estar no facto de os fãs de Nascar assistirem mais a corridas ao vivo ou pela televisão, mas o estudo da Exponential revela também que os adeptos de futebol são um tipo de pessoas completamente diferente dos restantes, logo a começar pelos rendimentos elevados que tornam o desporto quase de elite no país.

Os fãs de futebol, chamado soccer nos Estados Unidos, têm 4,6 vezes mais probabilidade de receber acima de 250 mil dólares anuais em ordenados; têm um nível de estudos superior; e apreciam mais cinema ‘intelectual’ ou independente.

Por outro lado, estão concentrados essencialmente nas comunidades hispânicas de grandes cidades ou nas de origem caucasiana do Noroeste do país. O estudo conclui também que os jovens nascidos já neste milénio têm um interesse 16% maior pelo futebol do que qualquer outra faixa etária.

emanuel.costa@sol.pt