Sem querer revelar os valores do investimento feito – que inclui os direitos de transmissão e a deslocação de equipas de reportagem a várias cidades brasileiras – nem das receitas já obtidas, Alberto da Ponte remete “o balanço total, com a divulgação dos números, incluindo os das redes sociais e do portal da RTP”, para o final da operação, ou seja, para a última quinzena de Julho.
Mas o tom é de muito optimismo. “Todos os dados indicam que com a RTP tem estado metade do país”, disse ao SOL. Com o ecrã cheio de futebol – incluindo, como diz Alberto da Ponte, “uma série de reportagens de muito interesse feitas pelos nossos enviados ao Brasil” e programas de humor e debate especificamente concebidos para este momento -, a audiência média da RTP1 sofreu um golpe de magia de uma semana para a outra. Na semana anterior ao Mundial, entre 5 e 11 de Junho, o melhor share da estação foi no dia 7, com 17,2 %. Após o arranque do mundial, entre 12 e 18 de Junho, a pior quota diária de audiência foi de 21, 2%, no dia 17.
E o melhor share diário chegou aos 28,5%, no dia da cerimónia. O que significa que, com momentos altos e baixos ao longo do dia, em média, quase um terço dos espectadores de TV esteve agarrado ao canal de serviço público.
O share foi obviamente superior ao de qualquer outra estação – a SIC teve 17,2%, a TVI 19%. E durante toda a semana a RTP1 foi a líder incontestada. O melhor share médio do dia foi sempre da estação pública, excepto no dia 18, em que a TVI teve uma pequena vitória moral: 20,9%, enquanto o share médio da RTP1 foi de 20,8%).
Telenovela dá carros
A TVI adoptou entretanto algumas estratégias inventivas, como sortear automóveis durante a exibição da primeira telenovela da noite, O Beijo do Escorpião.
No decurso da trama, os actores recebem uma chamada em directo de um dos telespectadores que vão ligando a tentar a sorte e, mediante uma resposta correcta sobre a própria história da novela, é oferecido um automóvel.
Protocolo com a China
Entretanto, esta quarta-feira, a RTP assinou um protocolo de cooperação com a televisão nacional chinesa. O protocolo implica, numa primeira fase, a realização de um documentário sobre Portugal a ser exibido na China e um outro sobre este país a ser exibido na RTP1.
Ao SOL, Alberto da Ponte considerou o protocolo “muito importante para Portugal”: “Significa abrir portas a turistas e investidores chineses que passam a conhecer melhor o nosso país”. O protocolo inclui ainda cooperação para outros conteúdos e ao nível tecnológico, de investigação e formação, sendo “uma revisão e alargamento de um outro assinado em 2005”. Elísio Oliveira, director da RTP2 estará à frente do grupo de trabalho desta 'operação chinesa'.
Contrato de concessão
Quanto ao contrato de concessão a assinar com a tutela, que foi anunciado estar em fase de conclusão, Alberto da Ponte refere que “há uma sugestão por parte da RTP de mudança da redacção de dois ou três artigos”. “São pequenos pormenores que têm que ser ultrapassados, mas estou convencido que o bom senso vai prevalecer”, salientou.