Dez belgas chegaram para vencer a Coreia do Sul

A Bélgica justificou em campo a alcunha de “diabos vermelhos”. Steven Defour, médio do FC Porto, foi expulso à beira do intervalo e deixou a sua equipa em inferioridade numérica frente a uma Coreia que precisava de ganhar para sonhar com a próxima fase. Ainda assim, apenas dez belgas foram suficientes para derrotar os coreanos (1-0). 

Dez belgas chegaram para vencer a Coreia do Sul

O empenho dos pupilos de Marc Wilmots na fase de grupos foi 'diabólico': um pleno de vitórias, quatro golos marcados e apenas um sofrido. Seguem-se os EUA nos 'oitavos', na próxima terça, em Salvador.

A marca é histórica: nunca a Bélgica havia conseguido um pleno de triunfos numa fase de grupos de um Mundial, Europeu ou Jogos Olímpicos. E o feito pertence a Eden Hazard, Axel Witsel, Vincent Kompany, Marouane Fellaini e companhia. Jan Vertonghen marcou o golo solitário da noite e obrigou a Coreia a fazer as malas. Primeiro lugar do Grupo H garantido e moral em alta para o jogo a doer com os EUA.

Mas a história do jogo até podia ter sido diferente. Em cima do intervalo, Steven Defour quis deixar a sua marca no jogo e teve uma entrada violenta sobre o adversário. Acabou expulso e a Bélgica ficou com apenas dez jogadores no relvado. Poderia ter sido fatal, mas acabou por correr bem. O médio do FC Porto ficou na história como o terceiro belga a ser expulso por vermelho directo num Mundial.