Segundo a revista norte-americana, o poder de Beyoncé Knowles, de 32 anos, é justificado pela digressão internacional que a cantora realizou este ano, com 95 concertos que arrecadaram, em média, 2,4 milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de euros), e pelas vendas discográficas, que ultrapassaram um milhão de cópias.
"Mas Beyoncé não está só na música, construiu um pequeno império empresarial. Ganha milhões de dólares apoiando campanhas [de diversas marcas]. Tem uma linha de perfumes (…) e a sua própria linha de roupa", referiu a publicação, que elabora esta lista com base em vários critérios, como receitas, exposição nos media e presença nas redes sociais.
Em termos globais, a Forbes estima que a cantora norte-americana ganhou 115 milhões de dólares (cerca de 82,6 milhões de euros) entre Junho de 2013 e Junho de 2014.
Com ganhos na ordem dos 80 milhões de dólares (cerca de 58,4 milhões de euros), Cristiano Ronaldo surge no 30.º lugar desta lista, que é dominada por celebridades norte-americanas. O português é considerado o futebolista mais influente a nível internacional.
O outro futebolista mencionado no 'ranking' é o argentino Lionel Messi, que fica na 45.ª posição com uma receita estimada de 65 milhões de dólares (cerca de 47,4 milhões de euros).
Beyoncé, que destronou da liderança da lista a estrela da televisão norte-americana Oprah Winfrey (agora no quarto lugar), é casada com o músico e produtor Jay Z, que ocupa a sexta posição da lista da Forbes.
As restantes posições do pódio são ocupadas pelo jogador da equipa de basquetebol Miami Heat e estrela da NBA (National Basketball Association) LeBron James, no segundo lugar, e pelo produtor musical norte-americano Dr. Dre, no terceiro lugar.
Ainda nos dez primeiros lugares da lista estão a apresentadora de televisão e comediante Ellen DeGeneres (5.ª posição), o profissional de boxe Floyd Mayweather (7.ª posição), as cantoras Rihanna e Katy Perry (8.ª e 9.ª posições, respectivamente) e o actor norte-americano Robert Downey Jr.
Lusa/SOL