“Um dos pacientes era extremamente agressivo e foi algemado. Vários agentes estavam a tentar levá-lo para cima da cama e, quando caiu, começou a morder a mão de um polícia. A sorte é que tinha luvas e ficou só com um hematoma ”, referiu uma enfermeira do centro de saúde em San Antonio (Ibiza).
Na mesma noite, entraram outros dois indivíduos igualmente violentos. “Ia tratar da ferida dele mas estava tão agressivo que acabou por sair daqui com uma ferida aberta”, recorda a mesma enfermeira.
Esta droga, conhecida nos Estados Unidos como ‘sais de banho’, é um substância semelhante à cocaína e pode ser fumada, snifada ou injectada. Entre os vários sintomas destacam-se paranóia extrema, psicose, reacções violentas, instintos suicidas e vontade de morder.
Os feitos de apenas cinco miligramas de MDPV podem durar cerca de uma semana. O consumidor sente-se fora do seu corpo e que as pessoas que o rodeiam podem atacá-lo. Foi esta droga que Rudy Eugene, um cidadão norte-americano, terá fumado, em 2012, antes de comer 75% da cara de um mendigo, em Miami.