Cozinha Com Alma vence Prémio Maria José Nogueira Pinto

O takeaway solidário nasceu em 2012, em Cascais, para apoiar famílias com graves dificuldades económicas e tentar combater a pobreza envergonhada. Hoje à tarde, pelas 17 horas, o projecto vai ser distinguido com o prémio Maria José Nogueira Pinto, no Grémio Literário, em Lisboa.

Cozinha com Alma (CcA) é um projecto inovador, sem fins lucrativos, da Associação Cozinha Solidária e Refeições com Alma, que fornece comida de qualidade a famílias da classe média e média baixa em dificuldades financeiras. O takeaway está aberto ao público em geral, sendo que o lucro das refeições reverte a 100% para uma bolsa social à qual podem depois recorrer os agregados familiares mais carenciados.

Para terem acesso às refeições, as famílias assinam um acordo enquanto beneficiárias do projecto e apenas pagam um valor simbólico, entre 0,50 cêntimos e 1,50 euros, de acordo com o respectivo escalão de rendimentos. O protocolo é válido por seis meses, podendo ser renovado, uma única vez, por mais um semestre.

Para garantir a privacidade destas famílias, todos os clientes têm direito a um cartão pré-pago. Segundo dados da agência Lusa, só no ano passado, o projecto Cozinha com Alma produziu 86 mil refeições, das quais 45 mil foram vendidas ao público em geral, permitindo fornecer o total de 29 mil refeições às famílias carenciadas.

O galardão, no valor de 10.000 euros, vai ser “utilizado na construção de uma nova cozinha” afirmou Cristina de Botton, uma das fundadoras do CcA, salientando que o prémio para além de ser “o reconhecimento do trabalho e do esforço” vai ainda permitir uma maior resposta social.

Foram também atribuídas três Menções Honrosas aos projectos Verdes Campos, da Associação Figueira Viva,   R.U.A – Resolver, Unir e Apoiar, do Grupo de Acção Social do Porto e Terra Nostra Capacitação com Raízes, da Cáritas.

barbara.silva@sol.pt