Nesse período, os turistas portugueses e estrangeiros passaram mais de 14,7 milhões de noites na hotelaria nacional (+11,4%), segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Espanha, Brasil e França são os mercados internacionais emissores de turistas que mais têm crescido. Ainda assim, as dormidas de portugueses estão a aumentar mais do que as dos estrangeiros, no acumulado entre Janeiro e Maio. Enquanto as pernoitas de estrangeiros avançaram 11,1%, as geradas pelo mercado interno subiram 12,4%, continuando a recuperação das fortes quebras registadas no último ano.
Analisando apenas Maio, o sector hoteleiro registou 4,4 milhões de dormidas, um aumento de 12,3% face a Maio de 2013, mas ainda assim, demonstrando uma desaceleração face a Abril, em que a Páscoa justificou crescimentos de 25,4%. Os proveitos totais mensais aumentaram 19,7%, para 150 milhões de euros.
“Estes resultados estão em parte associados à realização de alguns eventos internacionais, mas também a promoções e programas turísticos específicos com reflexos na procura por parte de residentes e não residentes”, justifica o INE.
Alentejo, Lisboa e Algarve foram as regiões onde se verificaram os maiores aumentos de dormidas, em Maio.
“Estas duas últimas regiões beneficiaram de aumento de capacidade de alojamento comparativamente com o mesmo mês do ano anterior, em resultado de ajustamentos à capacidade instalada bem como da existência de maior número de estabelecimentos em funcionamento em cada uma das regiões”, explicam o instituto.
Lisboa destacou-se ainda nos proveitos, “reflectindo um aumento dos preços associado à expectativa de maior procura face à realização de importantes eventos desportivos e culturais na cidade”.