Após várias companhias aéreas europeias e uma norte-americana terem anunciado a suspensão dos voos sobre o leste da Ucrânia e de a organização europeia de segurança e navegação aérea (Eurocontrol) ter restringido este espaço, a TAP – Air Portugal esclareceu à agência Lusa que não o utiliza.
O Governo francês pediu hoje às companhias aéreas para evitarem o espaço aéreo ucraniano, a seguir ao despenhamento de um avião da Malaysian Airlines, enquanto a alemã Lufthansa, a norte-americana Delta Airlines e várias companhias aéreas russas também anunciaram a decisão de evitar o espaço aéreo ucraniano.
Entretanto, a organização europeia de segurança e navegação aérea (Eurocontrol) anunciou o encerramento do espaço aéreo do leste da Ucrânia, na sequência do despenhamento do avião.
O Boeing 777 da Malaysia Airlines fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur com 295 pessoas a bordo e desapareceu dos radares da Ucrânia a uma altitude de 10.000 metros.
O aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos.
Lusa/SOL