Depois de Ana Drago e do Fórum Manifesto se terem desvinculado do partido, as várias tendências estão agora a negociar para tentar encontrar consensos quantos aos nomes a indicar para a coordenação do partido.
Catarina Martins e João Semedo querem mesmo continuar, não obstante as críticas internas e os maus resultados eleitorais. Na semana passada, estiverem reunidos no Porto com o 'Grupo dos 35', do qual faz parte Pedro Soares, um 'dissidente' da UDP. O encontro volta a repetir-se este sábado, em Lisboa, na tentativa de ser construída uma lista única para a Convenção. Pedro Soares apoia o nome dos actuais coordenadores mas defende maior abrangência nos consensos à esquerda.
O mesmo grupo liderado por Pedro Soares tem estado também reunido com a Esquerda Alternativa, que domina as bases do partido. Mas aí, as divergências sobre o nome que devem apoiar para a coordenação minam o diálogo. Pedro Filipe Soares, líder parlamentar, é apontado como um dos nomes que Fazenda poderia apoiar. Mas, para isso, é preciso que a Esquerda Alternativa se assuma como candidata e apresente uma moção própria. Tem até final de Agosto para decidir.
Pedro Soares, se não conseguir entendimento com qualquer uma das outras tendências, pode herdar o que todos admitiam estar guardado para Ana Drago: apresentar uma moção própria e evitar a concentração de votos, fracturando ainda mais os órgãos nacionais do partido.